segunda-feira, dezembro 12, 2011

Rodney Gallop - este nome diz-lhe alguma coisa?
Nos 75 anos de "Portugal, a Book of Folk Ways"

Provavelmente o nome Rodney Gallop não diz nada ao leitor. É possível que venha a ouvir falar dele se se concretizar a candidatura do "cante alentejano" a património imaterial da Humanidade, já que ele foi um dos etnógrafos que recolheu vários dos exemplares dessa forma de música popular, nomeadamente em "Cantares do Povo Português".
Mas a que propósito o trago aqui? Precisamente porque, num outro livro que publicou, intitulado (em inglês, e, tanto quanto sei, não foi traduzido)"Portugal, a Book of Folk Ways", que se poderia traduzir por "Caminhos do Folclore Português". Ora este livro faz em 2011 precisamente 75 anos que foi editado, o que é suficiente motivo para referir uma obra que dedicou várias páginas (pp. 171 a 175) à Festa de S. João de Sobrado. Deve-se-lhe, além disso, uma das imagens mais antigas que conhecemos dos Mourisqueiros sobradenses e um pequeno desenho inconfundível do Velho da Bugiada, o rei dos Bugios. Logo no prefácio, anota a singularidade e carácter único do caso do S. João de Sobrado ou quando escreve que "a Mouriscada de Sobrado e o Auto de Floripes não se encontram por aí em qualquer aldeia ou em qualquer dia do ano. Persistem como exemplos isolados de algo que pode ter estado mais generalizado no passado, mas que já não o está hoje".
A obra, editada pela Cambridge University Press, teve uma segunda edição em 1961, a qual contou com um subsídio do Instituto de Alta Cultura português. É ainda possível encontrar exemplares à venda, nas lojas online de livros usados. O seu autor foi um diplomata inglês que calcorreou Portugal em busca de tradições e músicas populares, de cujas recolhas nasceram vários livros. De resto percorreu igualmente a Espanha, especialmente o País Basco, e o México. Por Portugal andou no início dos anos 30, quando tinha pouco mais de 30 anos. Nasceu em 1901 e faceleu em 1948.

(Em próximos posts conto traduzir partes da sua escrita sobre a festa de S. João de Sobrado).

Sem comentários: