domingo, junho 18, 2006

Afirmar a identidade da Bugiada

O colóquio sobre a Festa de S. João de Sobrado, que decorreu na passada sexta-feira à noite, na sede da Junta de Freguesia, além de ter sido, tanto quanto me lembro, a primeira iniciativa do género promovida em terra sobradense, foi também excelente ocasião para debater alguns pontos importantes sobre a festa.
O contributo do Dr. Helder Pacheco, que tem prestado um serviço importante na divulgaçao da festa através dos seus livros, incidiu particularmente em dois pontos:
- o carácter único das Bugiadas e Mouriscadas de Sobrado no panorama das festas tradicionais portuguesas e mesmo europeias;
- o dilema entre manter a Bugiada na sua autenticidade e procurar conferir-lhe projecção e visibilidade aquém e além-fronteiras.
Para este especialista da história e da cultura popular do Porto, o caminho, em qualquer caso, não pode ser outro que manter "fidelidade às raízes" e apostar na conservação da memória e no que esta festa tem de distinto e diverso. Não afirmar esta diferença e esta identidade própria seria absolutamente fatal, no contexto de uma Europa cinzenta e carente de côr.
(Outros aspectos deste colóquio serão, a seu tempo, registados aqui).

Sem comentários: