quinta-feira, junho 22, 2006

Bugiada já está a "mexer"

Sob o título "Bugiada já está a 'mexer'", escreve o jornalista Nuno Silva, no Jornal de Notícias de hoje, na secção de Grande Porto:

"Mouros e cristãos voltam a confrontar-se, depois de amanhã, em Sobrado, Valongo. A eterna batalha entre os também conhecidos por mourisqueiros e bugios pela posse da imagem milagrosa de S. João "ressuscita" a lenda que todos os anos traz milhares de pessoas às ruas da vila. Os preparativos para a Festa da Bugiada estão em marcha e a tradição, claro, será religiosamente cumprida.
António Pinto, um dos organizadores, adiantou ao JN que, este ano, serão cerca de 600 os figurantes que darão corpo às encenações (danças e lutas) que marcam as festividades. A animação arranca às 8 horas e prolongar-se-á até cerca das 21 horas, passando por diversos pontos da freguesia valonguense, com destaque para o Passal, em frente à igreja matriz.
A "guerra " pela imagem do S. João, o ponto alto do dia, está marcada para as 19 horas. Bugios e mourisqueiros medem forças. Os primeiros usam máscaras, penachos e castanholas e têm espírito folião. Os adversários trajam fatos coloridos, barretinas e usam espadas. Representam a vertente "militar", mas acabam por ser batidos. Além da batalha, não vão faltar várias encenações de crítica social, a Dança de Entrada, os rituais da lavra da praça (em que as operações são feitas na ordem inversa) e as habituais Sapateirada, Dança do Cego e Prisão do Velho.
Na contagem decrescente para uma festa popular que se tornou uma das imagens de marca de Sobrado, os preparativos seguem a bom ritmo. António Pinto deu conta de que os palanques já estão montados desde sábado e que já têm decorrido outras iniciativas culturais relacionadas com a festa.
(Foto de José Carmo/Arquivo JN, representando a sementeira)

Sem comentários: