segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Actualizado o post "Já há Velho e Reimoeiro"

Foram introduzidos comentários no post de 15 de Janeiro, intitulado Já há Velho e Reimoeiro. Colocam dois pontos a debate:

- O modo como surgiu a Comissão de Festas deste ano (constituída por aqueles que completam 50 anos em 2007) não deveria continuar, com esta ou outra solução, a fim de evitar que a tarefa caia sempre nos ombros de meia dúzia?

- Porque não incentivar mais a participação das mulheres na organização da festa, elas que são, Bugias em número significativo? Isso não iria enriquecer a festa e a participação de todos?

8 comentários:

Anónimo disse...

De facto a ideia da festa ser organizada apenas por sobradenses(homens) que comemoram 50anos de idade este ano é original,e talvez não tenha a colaboração de mulheres devido quem sabe a não terem sido questionadas se estariam dispostas ou não, a fazer parte desta comissão! Por outro lado, em minha opinião penso que a nossa sociedade ainda é um pouco machista,e talvez as mulheres estariam em minoria e assim a opinião delas quase não teria valor!Mas pode ser que para o ano as mulheres de Sobrado que completem 50 anos(ou outra data) se voluntariem para a comissão!

Anónimo disse...

Partilho em parte a opinião do leitor ou leitora, também acho que a festa é extremamente machista em termos organizacionais, no entanto também não tenho visto muitas mulheres interessadas na participação ( organização) da festa. Dá imenso trabalho e nem toda a gente tem disponibilidade. Não obstante também sinto que as mulheres não são questionadas se gostariam de participar sendo que quando participam ( o que não é o caso este ano) têm uma voz bastante activa. Resta a esperança de haverem voluntárias com voz activa para os proximos anos. Como mulher gostava que assim fosse.

Anónimo disse...

Este comentário nada tem em comum com o post publicado,mas apenas queria informar aos visitantes deste blog que ontem,dia 18 de Março deu na rtp2 no programa "A alma e a gente" e o tema foi Valongo (Ermesinde,S.Martinho e claro Sobrado).E como tal, o senhor professor José Hermano Saraiva falou sobre a magnifica festa de S.joão, mas achei Exagerado a forma como o senhor professor tratou alguns momentos da festa (exemplo:atirar lama;estrume de vaca;...)de uma forma negativa porque para quem viu o programa e não conhece a festa poderá pensar duas vezes se irá visitar a festa ou não! Mas no meu ponto de vista, que pessoalmente não assisto às "entrajadas"(penso que se chama assim) a festa tem outros passos/momentos muito mais importantes e que toda as pessoas podem assistir!
ass:silvia(a mesma do primeiro comentário deste post)

Anónimo disse...

De facto acho pertinente o post da Silvia. também ouvi dizer que o professor foi bastante " efusivo" na sua descriçao, não obstante, para mim o mais importante foi terem sido mencionadas as bugiadas... Cada vez mais é um cartão de visita de sobrsdo, e quanto às pessoas ponderarem se querem vir ou não ver a festa cabe a cada um fazer o seu juizo , e para isso é preciso ver ao vivo e a cores... Por muito que se fale ou se escreva só se "percebe" o Sao João de Sobrado ( em meu entender) de uma maneira, vivendo-o...

Marco disse...

O Prof. Hermano Saraiva falou quase de cor, o que é pena. Se alguma vez tivesse assistido/participado ao/no nosso S. João, a sua opinião seria substancialmente diferente. É caso para dizer: "a culpa não é dele, mas antes de quem o informou (mal)".
Mas, mais importante, é que se falou no S. João de Sobrado - a festa valerá por si mas tem tido dificuldades em afirmar-se como pólo de atracção cultural e turística, daí a importância de se falar dela.

Anónimo disse...

Olá senhor Manuel! Numa das minhas visitas à biblioteca deparei me com uma dissertação de mestrado sobre a festa do S.João de Sobrado,o k me deixou muito contente,e num dos pontos a autora referia que todos os elementos da comissão deverão pertencer a Sobrado e todos eles deverão ser do sexo masculino(novos ou velhos,ricos ou pobres,solteiros ou casados)!Ao ler isto fiquei surpreendida porque assim sendo a mentalidade continua a não estár preparada para aceitar que as mulheres participem, ou até mesmo liderar a festa,e se a autora escreveu isto é porque talvez em parte lhe tenham fornecido essa informação!por outro lado penso e espero que as mentalidades estejam a mudar para aceitarem as mulheres que quiserem fazer parte da comissão!
Sílvia

Manuel Pinto disse...

Se se refere a uma tese defendida na Faculdade de Letras do Porto, tenho referência a esse estudo mas ainda não pude consultá-lo.
Mas sobre isso que refere, é natural que a comissão seja constituída por gente de Sobrado ou que habita em Sobrado. Quanto a serem só homens, isso era assim, mas ainda nos últimos anos várias mulheres integraram a Comissão e com um papel e um dinamismo fundamentais, que tomara muitos homens terem.

Anónimo disse...

Sim refiro-me a essa tese,e o que me surpreendeu é que a tese foi publicada à três anos, e dai o meu espanto ao ler aquilo,porque no fundo não foi assim à muitos anos! Eu própria (que não sou de Sobrado)concordo que a comissão deve ser composta por membros de Sobrado(homens ou mulheres),e quanto à participação da mulheres na comissão de festa do S.joão tenho algum conhecimento, como também em outras festas de Sobrado e que fizeram grandes feitos e quem dera a muitos homens ter a força e a coragem para liderar uma festa com tão grande importância! Não quero que pense que o outro comentário era para denegrir a imagem da festa ou de Sobrado,muito pelo contrário(pois sou uma espectadora assídua da festa), apenas foi o que eu li e desconhecia! E em parte também está relacionado com este seu post!
Sílvia