quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Máscaras transmontanas vão ter museu

No Jornal de Notícias de 8 de Fev. 2007:
"As máscaras tradicionais transmontanas vão passar a ter nova visibilidade este ano, com a abertura do Museu da Máscara e do Traje em Bragança, cuja inauguração está prevista para o próximo dia 24. Para o efeito foi recuperado um edifício na cidadela, cujas obras custaram 197 mil euros. No local vai ser possível ficar a conhecer um pouco mais as tradições ligadas à máscara, nomeadamente as Festas dos Rapazes, em que os caretos têm um papel fundamental. No entanto, o espaço terá também um ponto de venda de artesanato, trajes e mascaras tradicionais. O espaço museológico vai servir para a promoção da máscara das regiões de Bragança e Zamora. Ainda em Bragança vai ser criada a Academia da Máscara para promover eventos relacionados com a temática. As máscaras daquela região transfronteiriça vão passar a circular nos pacotes do açúcar Delta, até ao final do mês".


O mesmo jornal acrescenta ainda notícia de um outro facto, ainda relacionado com as máscaras transmontanas:
"A população de Podence, em Macedo de Cavaleiros, vai poder ver o filme que, há mais de 30 anos, contribuiu para o renascimento da tradição dos caretos, que esteve em risco de se perder. A exibição será na véspera de Carnaval, no próximo dia 19, altura em que a aldeia se transforma num imenso palco de animação e alegria com os caretos à solta. Trata-se do filme "Máscaras", realizado em 1975 por Noémia Delgado, e que é considerado pelo presidente do Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, um marco histórico para a localidade.

À época restavam apenas três trajes dos caretos, em fracas condições, a tradição estava na iminência de desaparecer. "Esse filme contribuiu para despertar os jovens para a tradição dos caretos, a juventude viu, gostou e interessou-se", recordou António Carneiro.

Espicaçados pelo documentário, os jovens da localidade meteram as mãos na máscara e fundaram aquele grupo, que saiu pela primeira vez para fora de portas em 1985, para fazer uma exibição em Coimbra. Deste então nunca mais parou. Os caretos de Podence são actualmente conhecidos internacionalmente, e no vasto currículo contam exibições em várias localidades de Espanha, no Carnaval de Nice (em França) e no Carnaval italiano.

Em Podence a tradição de confeccionar os fatos, feitos de lã colorida, ressuscitou, actualmente até os mais novos os sabem confeccionar. O mais difícil é conseguir a matéria-prima, uma vez que as colchas a partir dos quais são feitos, não são fáceis de encontrar. "Vamos procurá-las onde as há, até em aldeias vizinhas" admitiu António Carneiro.(...)"

5 comentários:

Anónimo disse...

desculpe a invasão; mas acho k deveria dar mais importância à festa do S.João do que as outras,compreendo que também têm o seu interesse,mas as pessoas que admiram a festa de sobrado e que visitam esta página preferiam(e falo particularmente de mim) mais notícias da nossa festa!

Manuel Pinto disse...

Não há invasão, há um direito a comentar, cujo exercício agradeço, lamentando apenas a invocação do anonimato para uma conversa deste tipo.
Se segue este blogue deeve ter notado que, nos períodos em que a Festa de S. João de Sobrado está mais distante e produz menos acontecimentos, aproveito para dar a conhecer outras festas igualmente características. Parece-me que não faz mal termos uma perspectiva que vá para além dos montes que rodeiam a vila de Sobrado.
Em todo o caso, se tiver notícias ou comentários relevantes sobre a Festa que deseje ver publicados, não hesite em enviá-los. O mesmo pedido / desafio é dirigido a todos os leitores deste espaço.

Anónimo disse...

a propósito do post, estive recentemente no museu... muito bom por sinal... fiquei só com a pena de em sobrado ainda não existir nada do género. ( Recorde-se que há anos a festa dos rapazes esteve a cair no esquecimento... em sobrado nao vislumbro esse risco do esquecimento e do desinteresse, mas vejo a possibilidade do " esquecimento" das verdadeiras tradiçoes ( facto natural com o passar das gerações). Por exemplo, no início do século passado as roupas dos mourisqueiros eram feitas normalmente de linho ( tecido abundante à época) e que com o passar dos anos foram substituidos por outros tecidos ( só recentemente foi resgatada de novo a tradição).O museu constitui não só um "resguardo" de uma cultura, como também uma "escola" para as gerações vindouras... Fica a esperança que a casa do bugio realize este museu e lhe dê a dimensão apropriada.

roldaobrites@gmail.com disse...

Para gente que não é da região , expliquem o que são «bugios» e mourisqueiros» pode ser ? Obrigada.

Manuel Pinto disse...

Em resposta simples:
- Bugios é o nome atribuído a uma das formações que se defronta na festa de S. João de Sobrado e que corresponde aos cristãos; a outra formação é a dos
- Mourisqueiros ou mouriscos ou mouros.
Afinal, um velho tema da nossa cultura popular tradicional. Para a caracterização destas duas formações, veja-se o texto "A Bugiada de Sobrado: Festa, Luta e Comunicação", que pode encontrar pesquisando em www.bocc.ubi.pt