terça-feira, fevereiro 20, 2007

A máscara e o riso

A máscara:
Ocultação. Transfiguração. Capacitação. Esconjuro. Representação.

O riso:
Escárnio. Ridicularização. Maledicência. Alegria. Comunicação.

5 comentários:

Anónimo disse...

Penso q este post tem a ver com o Carnaval e nao com a festa de S.Joao propriamente dita no seu titulo do Blog, pois se realmente foi esse o titulo q atribui penso q deveria postar fotos,videos ou documentos sobre a festa!!como li em comentarios anteriores o senhor professor refere q a festa se distancia do periodo em q nos encontramos e nisso tem razao percebo-o perfeitamente, mas quando uma pessoa faz um blog deve ter preparada toda a documentação que vai postar!!
espero q reflicta sobre este facto que realmente me deixa desiludido!
os meus cumprimentos!

Anónimo disse...

Não compreendo o significado deste post,talvez tivesse a intenção de fazer referência ao Carnaval,mas o importante neste post é conter noticias sobre a festa de S.João, e uma vez que não tem noticias sobre a festa para colocar durante o periodo em que a aguardamos, talvez o ideal fosse actualizar apenas com fotos da festa,que imagino que deve ter bastantes,e assim os leitores assiduos ficariam satisfeitos e agradecidos!uma vez que isso não é o que acontece digo-lhe desde já que perdeu uma leitora assídua deste blog!

Manuel Pinto disse...

Supondo que estou a responder a dois ou duas leitores/as diferentes, respondo, apesar de tudo, conjuntamente:
- como tive ocasião de referir anteriormente, não tenho o mesmo entendimento do anónimo nº1: a festa de Sobrado tem elementos que a ligam a muitas outras festas não só de Portugal como da Europa e até da América Latina, com destaque para o Brasil. Uma dessas manifestações, em minha opinião, é de cunho tipicamente carnavalesco (de resto, não será por acaso que a mesma palavra - "entrajadas" - se aplique em Sobrado quer às cenas de crítica do dia de S. João quer a a grupos que se mascaravam no Carnaval).
- A máscara e o riso são duas componentes essenciais da festa de Sobrado.
- Não me parece nada lógico que quem faça ou anime um blogue tenha à partida todo o material que vai publicar. Primeiro porque o material existente não é tão abundante quanto isso. Segundo, porque esta festa surpreendente e única traz sempre coisas novas que não podem estar preparadas à partida. Terceiro, porque o animador deste blogue não vive apenas para isto nem vive disto, Dedica uns bocados do seu tempo a uma paixão. Nâo mais do que isso.
- A anónima nº 2 refere que a linha orientadora deste blogue a leva a deixar de ser assídua nas visitas ao blogue. Claro que tenho pena. Mas a vida é assim mesmo. Cada um visita e dedica o seu tempo àquilo que entende.
- Aos dois renovo o convite que já fiz anteriormente a um outro anónimo (porque será que quase ninguém conversa de cara descoberta?): se entenderem enviar notícias, depoimentos ou outros documentos sobre a Festa, o espaço está aberto para isso.
- Aos dois: passem bem e, querendo, vão passando por cá.

Anónimo disse...

Já que decidiu identificar me como anónima nº2,vai ser assim que me vou tratar;quanto à máscara e ao riso tou de acordo,pois são uma componente importante na festa de S.João,então ficaria muito melhor se fosse uma máscara que os bugios usam e o riso, o de um bugio ou mourisqueiro alegre! Agora quanto ao tempo que dispende neste blog,acho que não deveria dizer que nao vive apenas para isto nem disto,(não soa muito bem para quem lê)como é obvio todos temos as nossas obrigações e o tempo escasseia,mas com vontade e determinação arranja-se tempo para tudo! ass:anónima nº2

Anónimo disse...

Bem quanto ao que se referiu ao anonimo nrº1 sou eu que estou aqui a responder!
Como disse que a festa de Sobrado faz correspondencia com outros locais do Mundo até pode estar correcto,contudo acho que deveria dar enfase somente a festa da sua Vila:Sobrado, já que considera uma "paixão", deveria dar a tal importância;
Outro aspecto a referenciar é o facto das entrajadas que se realizam na festa em questão, pelo qual nao aprecio muito quando participo na festa!Mas quem sou eu para julgar!Realmente relaciona-se com o Carnaval, mas em aspectos diferentes!Ao referir tb que a mascara e o riso sao componentes da festa de Sobrado está correcto, mas a mascara e o suposto riso que o figurante supostamente está a fazer, nao se identifica com a festa de Sobrado!!A máscara utilizada na festa é unânime,mas ja que tem alguma influência na festa, deveria colocar algo mais identificativo com a festa!
Quando referencia que quando cria um blogue à partida nao tem toda a informação está errado!Porque informação e conteudos nao faltam!Existe um livro que supostamente se encontra nas Bibliotecas,ou na Junta de Freguesia,onde existe multiplas informaçoes, fotografias e coisas uteis!Entao fica-lhe no conhecimento que afinal existe bastantes meios, até mais do que os que referenciei!
Nao tenciono, que dedique 24horas sobre 24horas a este blogue, mas sim que quando o actualize, coloque coisas interessantes à população sobradense e a todos os outros!
Espero que continue e fique bem!
Com todos os cumprimentos para o Senhor Professor Manuel Pinto!
Assinado:Nuno