quarta-feira, abril 02, 2008

Um desafio aos leitores
Quem sabe algo sobre Fernando Caínha?

Pedro Vale, leitor deste blog acaba de colocar um comentário que não merece ficar meio perdido, no sítio onde foi deixado. Por isso o trago para a página principal. É um desafio a todos nós para que recordemos alguns dos "intervenientes que, de uma forma ou outra melhor representaram o espírito da nossa querida festa".
Acrescenta o autor da sugestão:
"Não falo apenas dos reis, mas de todos os outros, advogados, mulheres do cego e todos os restantes".
Dizendo-se "cansado de ouvir que fulano ou sicrano é que era bom", alerta: "Ninguém, daqui a 20 anos, se vai lembrar deles. Nós temos o dever de proteger e dar a conhecer aos próximos aqueles que fizeram do S. João aquilo que ele é. A história do S. João não é só uma princesa e um rei mouro, são também os seus intervenientes".
E para que a sugestão não fique pela mera declaração de intenções apela a todos nós, propõe "dedicarmos [no âmbito deste blog] um mês a determinada figura". "Nesse mês, as pessoas enviariam informações, curiosidades". E aproveita para lançar um primeiro nome: Fernando Caínha.

Claro que uma proposta destas só terá viabilidade com a participação séria de leitores interessados na festa. O blog fica à disposição para a publicação de histórias, lembranças, fotografias, outros documentos. Neste caso, quem agarra na proposta de falar de Fernando Caínha? Quem quer começar por contar quem foi, em que período foi mais interveniente, memórias interessantes que dele se podem recordar, etc? Quem tem uma foto para digitalizar e publicar aqui?

5 comentários:

Anónimo disse...

NUMA FAMÍLIA DE BUGIOS COMO A MINHA QUASE FOI UM SACRILÉGIO EU TER IDO DE MOURISQUEIRO. PARA MIM OS MOURISQUEIROS SEMPRE FORAM SECUNDÁRIOS ATÉ AO MOMENTO QUE POR INTERMÉDIO DO FERNANDO REPAREI NELES. TIVE O ORGULHO E A MAIOR DAS HONRAS DELE TER SIDO O MEU PRIMEIRO REIMOEIRO. A ELE DEVO UMA DAS MINHAS MAIORES ALEGRIAS: O FACTO DE TER SIDO REIMOEIRO. TODO O MEU PERCURSSO COMO MOURISQUEIRO TENTEI IMITA-LO, POIS SE TEMOS ALGO PARA FAZER DEVEMOS FAZE-LO DA MELHOR FORMA - E ELE FOI O MELHOR, QUER COMO MOURISQUEIRO QUER COMO PESSOA. PELA POSTURA PELA ATITUDE PELA AGILIDADE - O MEU ÍDOLO.

Marco disse...

Muito boa esta ideia de se homenagear os grandes "artistas" da festa, ao longo dos tempos.
Por mim, terei mais a aprender do que a publicar, mas não deixo de contribuir dessa forma: mantendo-me atento.

Anónimo disse...

O Caínha foi Reimoeiro em 1995 e levou como um dos guias o Marujo. Um dos melhores.

Anónimo disse...

EU SOU BUGIO ,MAS COMO BOM OBSERVADOR DA FESTA FERNANDO FOI UN DOS MELHORES SE NAO O MELHOR DOS QUE JA VI,FICA A PENA DE JA NAO O TERMOS ENTRE NOS PARA QUE SE POSSA HONRRAR DESTES COMENTARIOS ,OBRIGADO FERNANDO ....

Anónimo disse...

EU VIVO PARA O S JOAO , E NAO PODERIA DEIXAR NULA A OPORTUNIDADE DE DAR A CONHECER AQUELAS PESSOAS QUE PARA MIM FORAM E SAO MAGNIFICAS , ADVOGADOS "TIO TARADO" E O ZECA DA MARTA E ACTUALMETE QUIM PEAO ESTEM SAO NO MEU VER OS MELHORES ADVOGADOS QUE JA VI.VIZELA MANECAS SEM DUVIDA OS MELHORES NA GRADE A E A LABRAR,DOMINGOS MARUJO E MACHADO AS MULHERES PERFEITAS ,VELHOS QUIM DO TINO, NANDO MIRANDO ,REIMUEIRO SEM DUVIDA FERNANDO CAINHA ,ESTES SAO UNS DOS MUITOS QUE JA PASSARAM PELA PATIO DA FAMA DO S JOAO AINDA A MAIS .. PARABENS PELO BLOG E VIVA O S JOAO DE SOBRADO ............