quarta-feira, março 23, 2011

"O sapateiro é cego"

Esta é uma piada que articula a tradição da festa de S. João de Sobrado, e particularmente a Dança do Cego, com a actual situação política espanhola. Estranho? Talvez não. Vejamos:

Há dias encontrava-se na cidade de Zamora uma delegação do Município e de munícipes valonguenses, para participar na criação de uma rede sobre máscara ibérica (ver notícia no post anterior). No jantar que se seguiu, alguém do lado português decrevia a Sapateirada e explicou que "O Sapateiro é cego". Fosse porque o português tivesse falado em "portunhol" fosse porque o espanhol entendeu bem o português, o comentário do lado de lá não se fez esperar: "Sí, verdad, Zapatero es ciego".

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Gostava de saber para quando será a assembleia geral da casa do bugio. Pois já estamos no fim do mês de Março, e pelo que sei todas as associações tinham de fazer uma assemblei geral nos primeiro 20 dias uteis (ou proximo)do mes de Janeiro. Fica a pergunta, PARA QUANDO SERÁ?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Essa triste afirmação só vem comprovar o quanto os nossos "autarcas" (pois do post deduzo que tal frase deve ter sido proferida por um "autarca") sabem e protegem a nossa festa!
Enfim...
Sorte a nossa que os "Espanhóis" não devem ter conhecimento da nossa causa... Haja paciência...

Manuel Pinto disse...

O anónimo não deve deduzir que foi um autarca que fez a afirmação, dado que na reunião se encontravam muitas pessoas de Portugal, do Município de Valongo e de Sobrado, mas também de outras partes do país, e algumas com conhecimento da festa. Além disso, seria necessário conhecer o contexto da afirmação, que eu, de facto, não conheço. Na verdade, como bem sabemos, uma coisa é o sapateiro e outra o cego.

São disse...

Nuestros hermanos têm sentido de humor, disso não há dúvida. Quanto ao comentário anónimo talvez a medida de senso comum não seja bem aplicada aqui, tanto quanto sei há por aí muito bom sobradense que não distingue a mulher do sapateiro de uma qualquer entraijada... Quanto á " cegueira" do sapateiro a verdade é que a associação não está de todo mal feita... Ele bate no cego que, coitado, além de não ter tido o proveito da mulher, teve o " azar" de ter sido mal conduzido e de pagar as favas pela audácia do moço... Portanto, o sapateiro realmente é cego...

Anónimo disse...

Desta vez não vou deduzir...
Cego é o autarca!
Que fez as obras que fez (rotunda) e descaracterizou a festa!