segunda-feira, março 21, 2011

Rede Ibérica da Máscara constituída em Zamora


A cidade de Zamora, em Espanha, recebeu neste sábado, dia 19, delegações de diversas festas e rituais de máscaras da Península Ibérica, entre os quais a Bugiada, para deliberar sobre a constituição de uma rede de terras e tradições onde a máscara detém um papel importante.

A Festa de S. João de Sobrado esteve presente através de uma delegação ligada à Associação da Casa do Bugio, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. De resto, o Dr João Paulo Baltasar, Vice-Presidente da Câmara valonguense foi mesmo escolhido para integrar um grupo de trabalho que vai dar forma à rede ali constituída.
Um dos projectos que está por detrás desta iniciativa é a apresentação de uma candidatura da Máscara Ibérica a património imaterial da Humanidade, quando estiverem reunidos os requisitos para esse fim estabelecidos pela UNESCO.
A reunião de Zamora foi promovida pela portuguesa Progestur (Associação para a Promoção, Gestão e Desenvolvimento do Turismo Cultural Português), com a colaboração do Patronato de Turismo da Diputación de Zamora.
Na reunião, além da delegação ligada à Bugiada, estiveram presentes representantes dos caretos da Lagoa, Mira, por parte de Portugal. Do lado espanhol, encontravam-se representadas festas das Astúrias, Burgos, Cantábria, Galiza e Zamora.
Ficou no ar a possibilidade de a próxima reunião do grupo de trabalho desta rede se vir a efectuar em Valongo.
Para Sobrado, pertencer a uma rede deste tipo, na qual se incorporam tradições já com um profundo know how, do ponto de vista não apenas etnográfico e cultural, mas também turístico e económico, pode vir a abrir horizontes e a suscitar iniciativas interessantes. Ao mesmo tempo, possibilitará o interconhecimento das várias festas análogas à de Sobrado.

Mais informação: AQUIAQUI e AQUI.
(Fotos:  Mesa que conduziu os trabalhos e aspecto da assembleia da reunião de Zamora).

2 comentários:

tsiwari disse...

Excelente iniciativa.

Parabéns!

Raquel Alves disse...

Folgo em saber desta notícia. Parabéns!