quarta-feira, maio 09, 2012

Bibliografia e webgrafia sobre a Festa da Bugiada



Algumas notas prévias sobre esta primeira tentativa de reunir informação escrita sobre a Festa de S. João de Sobrado:

- trata-se de um trabalho em curso, aberto e, por conseguinte, não acabado;
- reúne obras especificamente sobre a festa sobradense ou de que ela é parte constituinte, mas também algumas obras em que a mesma festa é objeto de referências mais ou menos detalhadas;
- incluem-se duas teses (uma de doutoramento e outra de mestrado) que não se encontram publicadas;
- há também referências a textos que só se encontram disponíveis na Internet.
- não se incluem aqui notícias de jornal ou de revistas de divulgação.
Todos os contributos para completar esta lista são, naturalmente, muito bem recebidos.
  • Alford, V. (1933) “Midsummer and Morris  in Portugal”, in Folklore, Vol. 44, n. 2. pp. 218-235
  • Alford, V.; Gallop, R. (1935) The Traditional Dance. London: Methuen & Co. Ltd (with illustrations of Bugiada)
  • Alge, B. (2006) Der ‘Mouro’ im Kollektiven Gedächtnis - Eine Studie von Tanzdramen in religiösen Festen Nordportugals. Tese de doutoramento em Etnomusicologia na Universidade de Viena (Áustria) (não publicada).
  • Alge, B. ( 2007)  “O ‘mouro’ como elemento comparativo em duas performances de mourisca em Portugal”, Revista de Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 47/1-4, 71-92
  • Alge, B. (2006) “A memória colectiva religiosa em danças dramáticas de Penafiel, Sobrado e Braga”, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nº 18, Lisboa: Edições Colibri, 2006, pp. 403-423
  • Araújo, M.C.C (2004). Bugios e Mourisqueiros: o Outro Lado do Espelho. Dissertação de mestrado. Porto: Faculdade de Letras (não publicada)
  • Gallop, R. (1936) Portugal, a Book of Folk Ways. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 171 a 175
  • Loução, P. A. (2002) A Alma Secreta de Portugal. Lisboa: Ésquilo, 4ª edição, (capítulo  sobre a festa: pp. 391-404)
  • Machado, P. C.; Ferreira, H. (2002). Bugiada – Valongo. Mafra: Elo, Publicidade e Artes Gráficas.
  • Pereira, B. E. (1982) “Les Maures e les Bugios de Sobrado (Valongo)”, Revue de la société d’archeologie et des amis du musée de Binche, nº 5, pp. 34-44.
  • Pereira, B. E (1973) Máscaras Portuguesas. Lisboa: Museu de Etnologia de Portugal
  • Pinto, M. (2009) S. João de Sobrado - Valongo” - capítulo do livro Máscara Ibérica II. Lisboa: Progestur (edição bilingue português-espanhol), pp. 204-225.
  • “Festa da Bugiada”. Wikipedia, edição portuguesa (URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_da_Bugiada).
  • Pinto, M. (2000) “A Bugiada: Festa, Luta e Comunicação”. Comunicação apresentada ao IV LUSOCOM – Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação, realizado em São Vicente, SP/ Brasil, de 19 a 22 de Abril de 2000, subordinado ao tema Comunicação Intercultural - 500 anos de mestiçagem luso-afro-ásio-brasileira (URL: http://bocc.ubi.pt/pag/pinto-manuel-bugiada.html).
  • Pinto, M. (1985). “As Tradições mais Relevantes no Concelho de Valongo”, Vallis Longus, Revista Científica Anual da Secção de História e Arqueologia dos Serviços Municipais de Cultura e da Câmara Municipal de Valongo , Vol. 1, Agosto 1985, pp. 31-35.
  • Pinto, M. (1982) Bugios e Mourisqueiros – Subsídios para o Estudo da Festa de S. João de Sobrado. Valongo: Edição da Associação para a Defesa do Património Cultural do Concelho de Valongo (imagens do repórter fotográfico Armando Moreira).
  • Pinto, M. (2004 …) Bugios e Mourisqueiros, blog com mais de 300 posts, muitos dos quais de natureza reflexiva ou incorporando levantamento de matéria original sobre a festa e contando com mais de 35 mil visitas, esmagadoramente de Portugal e dos países de emigração (http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com).
(Crédito da foto: Marjoke Krom)

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, aqui está uma atitude louvável. Creio que faz falta a existência de uma compilação da informação existente sobre a nossa festa. E acredito que, de momento, não exista ninguém mais bem qualificado para o fazer do que o senhor Pinto. Já agora propunha que, se possível, se dessem alguns passos para realizar um livro sobre a festa que tenha sumo. Isto é, que possa satisfazer as curiosidades dos interessados relativamente aos vários acontecimentos da festa e, se possível, falar das evoluções que vários aspectos da festa foram sofrendo, como roupas, danças que surgiram e desapareceram, entre outros. Dado que os livros que conheço até agora apenas relatam o que se passa na festa e de forma um pouco insatisfatória. Já agora, porque não incluir nesta lista o filme dos anos 70 que já foi exibido algumas vezes em sobrado? Se bem me recordo surgem lá algumas entrevistas a sobradenses que podem dar algumas informações interessantes de como era vista a festa na altura. Cumprimentos.

Jorge F

Sérgio Silva disse...

Excelente iniciativa esta, a recolha destes materiais é uma tarefa essencial na defesa, preservação e divulgação da nossa Festa.

Na internet descobri, ainda, esta publicação: "A Festa dos Bugios do Sobrado", Aurélio Lopes, Apenas, 2008 (disponível em http://apenas-livros.com/pagina/apenas_de_cordel?id=290).

Cumprimentos e parabéns pelo blog.