domingo, maio 27, 2012

A festa começa hoje a mostrar-se, nos ensaios públicos

A partir de hoje ao fim da tarde (sensivelmente pelas 18h), Mourisqueiros e Bugios vão para a rua. Mais propriamente para o Passal, que é o sítio e dia da semana em que terão lugar os quatro ensaios públicos que antecedem a Festa.
É a (primeira) prova para o Velho da Bugiada e o Reimoeiro começarem a mostrar o que valem, no seu papel de liderança e, afinal, para todos os outros ensaiarem os movimentos básico das danças.
Todos vão "à civil", mas, como adereços, os Bugios levam castanholas e vão acompanhados da "orquestra", enquanto os Mourisqueiros levam um pau a fazer de espadim e são acompanhados pelo caixa.
Nos bastidores dos ensaios, ocorrem decisões e escolhas importantes para o desenrolar da festa: a inscrição de interessados para certas funções (como colher os direitos, semear, gradar, lavrar, dança do cego, etc.). Há ainda outras tarefas que implicam mobilização de uma e outra formação que decorrem durante este período (reunir os espadins e as polainas, procurar a madeira para os castelos e respetiva construção, etc).
Ou seja: a festa de 2012, verdadeiramente, começou já, no dia em que decorreu a de 2011. Mas hoje é que ela ganha vida, com o surgimento em público dos seus principais protagonistas.

Sem comentários: