domingo, maio 20, 2012

Reconhecimento municipal é apenas o primeiro passo




O reconhecimento oficial da Festa da Bugiada como património cultural imateral de interesse municipal, que aconteceu na reunião da Câmara Municipal de Valongo na passada quinta-feira constitui um gesto e um momento de evidente interesse histórico local. Mas representa apenas o primeiro passo de um processo marcado por uma ambição bastante mais larga: o reconhecimento nacional e internacional.
Isso mesmo se depreende do texto da deliberação, que este blog conseguiu obter e que aqui partilha com os leitores interessados. Vejamos o que se refere nesse documento:
a) Em primeiro lugar, a Câmara não apenas aprovou aquela deliberação por unanimidade como unanimemente decidiu submeter o assunto a uma próxima reunião da Assembleia Municipal para que, se assim o entender, este órgão se associe também à deliberação já tomada.
Esta decisão encerra um significado especial. De facto, esta possibilidade, prevista na lei, permitirá uma tomada de consciência mais alargada e participada da relevância deste património imaterial e, associando-se o órgão à deliberação, dar-lhe-á uma dimensão e significado ainda maiores;
b) Por outro lado, com base no reconhecimento no plano municipal, poder-se-á passar para o plano nacional, aravés do pedido de inventariação da Bugiada como Património Cultural Imaterial a ser elaborado para apresentação ao Instituto dos Museus e Conservação.
c) Finalmente, como se refere no texto da deliberação, "o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial permite corresponder a um dos requisitos fundamentais impostos pela Convenção da UNESCO, para possível candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade".
Este último passo assume já uma dimensão política, porquanto supõe que o Governo português dê a sua anuência para que o processo seja apresentado na UNESCO. Mas o essencial é, certamente, o valor que encerra a Festa objecto deste processo e o modo como esse valor é vivido, concretizado e reconhecido pela comunidade local - em Sobrado, antes de mais, mas também no Município.
Procuraremos, em próximos textos, reflectir sobre os valores intrínsecos a esta festa, assim como sobre aqueles aspectos que tornam a Bugiada e Mouriscada muito mais do que uma mera tradição que se repete todos os anos.

Sem comentários: