segunda-feira, junho 20, 2005

Do "dia da cabidela" ao "dia dos tremoços"

No Largo do Passal, este ano "roído" em mais um bocado, já estão construídos os castelos. Como é tradição, o dos Bugios junto à estrada e o dos Mourisqueiros a uns 40 metros, na direcção da igreja paroquial, sob os plátanos.
A tarefa começou e acabou no sábado, sob orientação geral do Velho da Bugiada, que deu a indicação do local onde os pinheiros deveriam ser cortados e tratou das tábuas para o tablado. No fim da tarefa, os participantes e outros convidados juntaram-se para comer um arroz de cabidela, como é de uso.
Ontem já foram na ordem das centenas as pessoas que acompanharam Bugios e Mourisqueiros até à Casa do Bugio, para os célebres tremoços, no fim do derradeiro ensaio. Perto de quarenta quilos foram distribuídos nas travessas, juntamente com azeitona, broa e vinho previamente seleccionado num lavrador local.
IMAG0047 IMAG0051
Como é hábito, no último ensaio, os mourisqueiros já trazem o "espadim" a sério e a faixa, que é para acertar a posição em que deve ser colocada, visto que tem que jogar com a posição que cada Mourisqueiro ocupa na formatura.

Definidos os titulares de algumas funções

No dia do terceiro ensaio, saiu a lista daqueles que irão ocupar funções "especiais" no dia de S. João e que é a seguinte:

- Colher direitos - Lindoro Cavadas

- Semear - Joaquim Miranda
- Gradar - Domingos Cuco
- Lavrar - Fernando Cardoso

- Sapateiro - Joaquim do Juca
- Cego - Carlos Andrade
- Mulher do Sapateiro - António Poeira
- Moço do Sapateiro - Joaquim Brito
- Moço do Cego - Luís Loira.

Ao mesmo tempo, estamos em condições de divulgar a lista dos músicos que compõem a "orquestra" que aceitou acompanhar graciosamente as danças dos Bugios (assim demonstrando que continua a não faltar nesta Festa gente que gosta dela):

- Alberto Ferreira - Violino
- Diana Costa - Violino
- Elsa Carneiro - Violino
- Lindoro Pinto - Violino
- Lúcio Tibeiro - Violino
- Alfredo Ferreira - Viola
- António Silva - Viola
- Armando Dias - Viola
- Eduardo Monteiro - Viola
- João Paulo - Viola.

2 comentários:

tsiwari disse...

;)

... e tremoços...e cabidelas....

cada vez mais interessante a festa!

Anónimo disse...

Grande pontapé! De bota branca, é claro, com que então a outra "banda" e depois de já haver criticado, queria ganhar uns euritos
Cada vez mais estou com esta comissão da festa e nem se quer falo no fogo porque senão...