sábado, junho 09, 2007

Mais fotos para a memória da festa





Prosseguimos a divulgação de fotos antigas da Festa de S. João de Sobrado. Estas foram cedidas para digitalização por Ângelo da Bica. Têm, seguramente, mais de 50 anos. O Velho que nelas aparece é o falecido Augusto da Munha. Há uma senhora, em Sobrado, que é filha dele e tem a bonita idade de 85 anos.
Dois pontos curiosos que estas fotos revelam, ambas relacionadas com o Velho: em primeiro lugar, ele usa uma capa por cima do manto, o que não acontece hoje em dia. Por outro lado, ele surge a empulnhar um "canhão" no seu castelo, o que também não acontece actualmente (a não ser que tenha sido apenas pose para a fotografia).
Outro pormenor: o castelo dos Bugios parece ter umas guardas bastante mais baixas do que aquelas que costumamos ver no Passal.

(Obrigado à Fábia Pinto, do blogue Estórias da Minha Terra, pelo trabalho de digitalizar as fotos).

7 comentários:

Anónimo disse...

Desejava saber se por acaso sabe onde irá decorrer a conferencia de dia 15 sobre os mourisqueiros que está anunciada nos cartazes.e gostaria também de saber se a projecção do filme que irá decorrer no dia 21 será feita ao ar livre ou noutro lugar.se me pudesse informar agradecia.
parabéns pelo blog e por todo o trabalho desenvolvido!!
Sérgio Silva

Manuel Pinto disse...

Caro Sérgio Silva, obrigado pelo comentário. Relativamente à conferência que diz estar marcada para dia 15, não sei se se realiza ou não. Fui abordado para estabelecer contacto com um conferencista, mas não foi possível articular disponibilidades de calendário. Ignoro se, entretanto, foi encontrada uma alternativa.
Quanto à projecção do filme, vou fazer um post a esse propósito. Mas confirma-se a iniciativa.

Anónimo disse...

São os inevitáveis caminhos da modernidade...E o facto de não haverem muitos registos sobre a festa no passado...

Anónimo disse...

Como é que é possível não se saber se irá haver a conferência sobre a mouriscada quando ela está assinalada no cartaz da festa? a informação que tenho é que vai haver conferência no dia 15,às 21h30 no centro cultural de sobrado!
Tenho notado por parte deste blog que não faz muitos comentários sobre os mourisqueiros,e também não expõe "grandes" fotos deles(recentes ou antigas),quase sempre os "posts" que faz são sobre os bugios,pode ser uma preferencia pelos bugios(compreendo e aceito) mas acho que os mourisqueiros apesar de serem menos(em quantidade) que os bugios tem muita qualidade,e acho que o trabalho deles também deveria ser reconhecido!
Sílvia

Manuel Pinto disse...

Cara Sílvia,
provavelmente, se não houve, entretanto, correcção do programa, será porque a iniciativa do colóquio se mantém. A este blogue não chegou qualquer informação, pelo que só quem é responsável pelo cartaz poderá responder.

Anónimo disse...

Olá! É de facto muito bonito ver fotos de tão longa data da Bugiada... A mim deixa-me muito feliz ver estas fotos com um velho que é muito falado como sendo um bom velho.
Tenho duas coisas a acrescentar é que sou precisamente vizinho da filha desse senhor que é referida no texto e o nome dele não é Augusto da Munha, mas sim André da Munha, um pequeno lapso que não apaga a beleza das fotos.
Marco Cruz

Manuel Pinto disse...

Caro Anónimo,
obrigado pelo seu comentário simpático. Mas tenho a dizer-lhe que o Velho da Bugiada que figura na foto é mesmo Augusto da Munha. A foto é, muito provavelmente, de um ano muito próximo de 1950. Andrè da Munha foi muitos anos de Velho, mas bastante tempo depois. Basta ver que a última vez que desempenhou essa função foi em 1973, salvo erro. Segundo me foi assegurado, Augusto da Munha era seu tio e igualmente um grande Velho.