sábado, junho 30, 2007

Três novos blogues sobre a festa de S. João


Nos últimos tempos, surgiram três blogues que pretendem dar destaque à festa maior da vila de Sobrado, Valongo.

Somos Mourisqueiros - Este blogue apresentou-se no princípio deste mês de Junho. É "dedicado a toda gente que tal como nós gosta do São João", ainda que para os seus autores "a Mouriscada é (...) o mais importante, contudo esta não faz sentido sem os Bugios e vice-versa. Acima de tudo, o blogue pretende ser "um ponto de encontro entre pessoas que tenham em comum o gosto por esta maravilhosa festa e queiram de alguma forma ser membros activos de uma discussão que urge começar". Desejamos que os autores não desanimem, visto que, depois do primeiro post, nada mais veio a lume. [Nota: é de saudar a intenção de recolher objectos e memórias relacionados com os Mourisqueiros; mas para isso era preciso indicar quem é o autor do blogue e introduzir ao menos um endereço de mail para contacto].

Festa do S. João em Sobrado - Este blogue surgiu hoje mesmo, para "
mostrar as recordaçoes de mais uma maravilhosa festa que se realiza todos os anos, em Sobrado, no dia 24 de Junho". É animado por Nuno Queirós. O primeiro post transcreve um artigo da Wikipedia sobre a Bugiada e Mouriscada [Nota: quando se transcreve um texto de outro sítio, deve-se indicar a fonte]. Desejamos-lhe longa vida e excelentes posts.

Sobrado em linha - Surgiu no final de Maio e é animado por Fábia Pinto, uma professora sobradense que vive e trabalha actualmente em Bragança. Não é especificamente sobre a Festa, antes pretende ser um espaço de informação sobre a terra. Mas é inevitavel que o S. João marque presença destacada neste espaço, como os posts de Junho eloquentemente demonstram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradeço o destaque, espero estar á altura do desafio...