domingo, junho 24, 2007

Um dia especial para um bugio muito especial

A Festa de S. João de 2007 deixa registado um caso raro: o Sr Lindoro da Ribeira, quase de certeza o bugio mais antigo de Sobrado ainda em actividade, foi a sepultar precisamente no dia de S. João, precisamente no dia em que, se estivesse vivo, iria de bugio pela 60ª vez e levado à última morada por outros bugios devidamente fardados, embora sem máscara nem penacho.
Ao chegarem ao local do almoço, as muitas centenas de bugios prestaram sentida homenagem a este 'decano', com um minuto de silêncio, terminado com uma salva de palmas.
Não é habitual, em Sobrado, dizer como ouvi hoje dizer de Lindoro da Ribeira: "Morreu um bugio".

3 comentários:

tsiwari disse...

As voltas que a vida dá... se lhe perguntassem em que dia queria ser enterrado, muito provavelmente, escolheria um 24 de Junho.

Como sabes, cá na terra toda a gente é conhecida por apelidos/alcunhas. E, cá em casa, falava-se muitas vezes do Bugio - esse sr. Lindoro que, em 72 anos de vida, cumpriu (quase?) 60 presenças na festa como bugio. Só a tia cá de casa, fez-lhe duas fardas para ele ir de bugio.

Foi comevedor ver o caixão carregado por seis bugios, vestidos a rigor...uma bonita homenagem!

Uma vez que contaste aqui... escuso de o referir, como pensara, lá no meu canto.

Manuel Pinto disse...

Caro Tsiwari, infelizmente, não me pude asociar ao acto e à homenagem (não sei se alguém registou o momento, que é digno de figurar nos anais desta Festa).
Estou a tentar recolher alguma informação e fotos para voltar a esta figura da Bugiada, muito em breve. Quem tiver alguma coisa a contar - como o Tsiwari fez - não hesite em fazê-lo aqui.

Anónimo disse...

ola.. E bom saber para um familiar que este grande nome da bugiada nao foi esquecido,para mim sera sempre recordado pos foi ele que me levou a primeira vez de bugio,ja passaram 17 anos .
Sempre que chegava o s joao ele la estava dias antes passava a sua porta e via a farda"cumedeira"como ele chamava, ao sol e ele dizia com alegria "esta a chegar" "o rapaz nao tires a careta se eu te vir sem careta vais ver" Sao recordacoes que nao esqueco porque apesar de ser meu tio era um dos grandes nomes do s.joao...obrigado a toda a gente pelo que fizeram por ele ............um abraco