terça-feira, junho 05, 2012

A Serpe também ali ao lado, em Penafiel




A bicha Serpe não existe nem aparece só em Sobrado. Quem quiser vê-la, pode ir amanhã à noite, dia 6 ou depois de amanhã à tarde, dia 7, à cidade de Penafiel. Com uma configuração diferente da que apresenta na Festa da Bugiada, a Serpe penafidelense surge no âmbito da Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi), de grandes tradições em muitas localidades do país. De resto, ontem mesmo o bispo do Porto D, Manuel Clemente, que é também historiador, proferiu naquela cidade uma conferência sobre essas tradições e seu significado.
Vale a pena dar um salto a Penafiel para ver a Cavalhada, amanhã a partir das 20.30, na qual se integram os bailes tradicionais, que retratam profissões, cantares e danças de antigamente: os Bailes dos Ferreiros, Pedreiros, Floreiras, Turcos, Pauzinhos e Pretos. Estes mesmos bailes incorporam também, no dia de Corpo de Deus, a parte profana da procissão que percorre várias ruas da cidade, a partir das 17h30. O programa pode ser encontrado clicando aqui. Alguns destes "bailes" ou danças têm afinidades com as danças dos mourisqueiros de Sobrado, conforme realçou a investigadora austríaca Bárbara Alge, nos seus estudos de doutoramento.

Atualização em 6.6:
Já não tanto aqui ao lado, amanhã, Dia de Corpo de Deus, pode ver-se o espetáculo do combate entre S. Jorge e a Coca em Monção. A tradição não figura na procissão e tem lugar num recinto de terra batida designado Campo do Souto. A Coca é um outro nome para a serpe ou o dragão.
(um video pode ver-se aqui)
Ficheiro:Coca21.jpg

Sem comentários: