sexta-feira, junho 22, 2012

"Talvez a mais extraordinária Festa de São João e uma das mais expressivas manifestações da cultura popular portuguesa", afirma especialista brasileiro



"Talvez a mais extraordinária Festa de São João e uma das mais expressivas manifestações da cultura popular portuguesa" - é assim que classifica a Festa de Bugios e Mourisqueiros um dos maiores actuais especialistas de culturas populares do Brasil, que esteve em Sobrado na festa de 2011.
Trata-se de Osvaldo Meira Trigueiro, professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, pesquisador da Rede Folkcom e membro da Comissão Paraibana de Folclore. Ele é doutorado em Comunicação pela UNISINOS/RS, jornalista profissional e "Folclorista Emérito do Brasil". Veio a Portugal para estudar as assim chamadas no pais irmão as "festas juninas", que nós aqui designamos por "festas dos santos populares". E desde logo comenta o que viu deste modo: "fiquei impressionado com a participação popular nas celebrações dos três santos do mês de junho em todo o país. É realmente uma das maiores festas populares dos portugueses, tão grande ou maior que o carnaval".
Este especialista brasileiro esteve presente nas festas de Santo António nos bairros lisboetas e veio, depois, a Sobrado. "Na Festa dos Bugios do Sobrado em Portugal, que fica a 15 quilômetros da cidade do Porto, o que assistimos foi uma festa rural de celebração do dia de São João com fortes características dos festejos carnavalescos da Idade Média", escreveu ele no seu blog FolkMídia.
E vê na festa sobradense pontos comuns com a festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, no Estado do Goiás/Brasil, como sejam a luta imaginária de mouros e cristãos (a cavalo, no caso de Pirenópolis, como se pode ver na foto, abaixo); o uso de máscaras; e "a saída de blocos e troças que desfilavam pelas ruas da cidade com muita algazarra e críticas às autoridades civis e religiosas".
Para Osvaldo Trigueiro,"tanto as festas juninas como as festas de Corpus Christi teem as suas origens nas festas carnavalescas da Idade Média de celebração da chegada do verão no Hemisfério Norte e que chegaram com os colonizadores já adaptadas conforme determinava a religião cristã".
Noutra oportunidade farei alguns comentários a esta perspetiva, que, além de ser o olhar de um especialista, é uma visão exterior e, a um tempo distante e próxima o que lhe confere valor particular. Acrescentaria apenas que uma investigadora - Maria Joana Krom - está precisamente desenvolvendo um estudo de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, no qual analisa comparativamente três festas de lutas entre mouros e cristãos, uma festa espanhola, a festa de Pirenópolis e a Festa dos Bugios e Mourisqueiros, de Sobrado.

Para ler a peça completa do Prof. Osvaldo Trigueiro, clicar AQUI.


(Crédito das fotos: Osvaldo Meira Trigueiro)

Sem comentários: