sexta-feira, junho 20, 2008

As crianças, as escolas e a festa

Um dos aspectos que mais intriga, em Sobrado, é o pouco eco que existe de iniciativas escolares que orientadas para a valorização da riquíssima experiência cultural em torno da Bugiada vivida pelas crianças da vila. Nâo quer dizer que não existam: apenas que há poucos ecos delas. E a pergunta surge naturalmente: como se pode promover a aprendizagem significativa fazendo tábua-rasa de um tão rico património? Como é que se pode tornar a escola significativa para as "crianças que moram nos alunos" se não se parte da vida e dos conhecimentos que elas transportam consigo?
Então, será que nada se está a fazer?
Alguma coisa está. E hoje é com satisfação que damos conta do trabalho desenvolvido na EB1/JI de Paço - Sobrado, animado nomeadadamente pela Prof. Raquel Alves. O blog Escola de Paço a Passo dá conta de uma visita de estudo realizada há dias a um atelier onde se confeccionam os trajes de Bugios e Mourisqueiros. A visita valeu por si e foi também a motivação para outros trabalhos realizados na própria escola em torno da festa.
De resto, já no ano passado, aquela docente dava conta, no blog 4thefun, da descoberta desta tradição através das crianças que tinha como alunas. E de um modo que não deixa de ter graça:
"(...) As crianças lá da escola, quando me explicaram (pela 1ª vez) esta luta entre povos, referiam os Bugios e os Marisqueiros. E eu, ignorante da matéria, ficava muito surpreendida a ouvir e pensava, de mim para mim, como era possível haver "pescadores de marisco" no meio daquilo tudo, com S. João à mistura, que, ainda por cima, é vulgar ter um cordeiro por companhia... agora já todos estamos esclarecidos e a pronunciar bem os termos!"
O remédio foi informar-se, participar da própria festa e fazer dela um tema que em lugar de perturbar a aprendizagem pode ser, de muitos modos e a diversos níveis, um recurso que se diria inesgotável.
Seria, de resto, interessante que, no planeamento das actividades para os próximos anos, se pudesse articular algumas iniciativas a definir, que contassem com a colaboração da Associação da Casa do Bugio. Não há dúvida que está aqui um filão a explorar.

[A referência à Escola de Paço não pretende sugerir que não existam, noutras escolas da vila, outros trabalhos em que o tema da festa é motivo de iniciativa. De resto, este blogue está aberto e interessado em dar a conhecer o que se for fazendo].
Crédito da foto: Blog Saber Ver

3 comentários:

Raquel Alves disse...

Agradeço o destaque que faz ao Blog da Escola de Paço e ao trabalho que procuro estabelecer com as tradições culturais.O seu Blog também está mencionado no Portal do Agrupamento de Escolas de Sobrado (por sugestão minha), já que possui informações e experiências muito ricas.
Há que destacar que na EB2,3 de Sobrado, duas telas estão colocadas no hall de entrada do edificio escolar,sugerindo momentos da Festa.Por seu turno o Jornal do Agrupamento tem o nome "O Bugio"...
Um abraço virtual
Raquel Alves

Manuel Pinto disse...

Cara Raquel, fico-lhe grato pelos complementos que aqui traz. Fica desde já a manifestação da abertura para publicar neste blog informações e referências sobre os trabalhos e iniciativas que se venham a desenvolver, relacionadas com a festa.

Raquel Alves disse...

Agradeço mais uma vez a simpatia e, já agora,passo a referir a morada do Portal do Agrupamento de Escolas de Sobrado, que foi remodelado e dinamizado, este ano lectivo:
http://www.eb23-sobrado.com
No S. João lá estarei!!!
Cumprimentos