sábado, junho 07, 2008

Festa orçada em 100 mil euros

O orçamento da festa de S. João de Sobrado deste ano ronda os cem mil euros, revela ao jornal local "Alô Sobrado" de Maio o juiz da festa deste ano, José Domingos.
Essa verba é consumida maioritariamente em realizações que não têm directamente a ver com as danças e lutas entre Bugios e Mourisqueiros ou nas entrajadas e rituais, mas nos asseios e decorações, fogo de artifício e, sobretudo, com os espectáculos musicais das noites anteriores (este ano virão os Diapasão, Quim Barreiros e Delfins).
Como forma de angariação de verbas, a comissão deste ano, composta por perto de meia centena de sobradenes, organizou as já habituais sarrabulhadas, corrida de galgos, lotaria e peditório pela porta dos habitantes locais (a decorrer amanhã, dia 7). Mas introduziu a novidade da "cagadela da vaca" (o antigo campo de futebol foi dividido em quadrados numerados e sorteados; uma vaca foi largada naquele espaço e ao titular do quadrado em que o animal despejou a bosta saiu a própria vaca; só que o sortudo não apareceu para reivindicar o bicho). No próximo dia 15, que é a data do último ensaio e, consequentemente, dia dos tremoços, haverá uma outra novidade para angariação de fundos: a caça ao porco.

1 comentário:

Anónimo disse...

É lamentavel que se gastem rios de dinheiro numa parte da festa que pouco ou nada tem a ver com a tradição e com o que realmente nos diferencia das outras festas.
Será mesmo esse o caminho que os sobradenses querem seguir? Uma festa que chame "povo" não pela sua qualidade cultural e etnográfica mas sim pela sua " qualidade" de noitadas? Será que um cantor da moda que cobra 5000 mil euros valerá mais que a nossa tradição?
Expliquem-me por favor ( porque me fazem confusão estas prioridades) o que quererão realmente os sobradenses? Rios de dinheiro gastos em artistas de hora e meia ou esforço e dedicação por uma causa ( que julgo comum a quem pelo menos está na comissão de festas e na casa do bugio) organizando e melhorando o espaço para os " artistas" sobradenses que, " dão o corpo ao manifesto" por um dia inteiro e muitas vezes parte da noite, sem receber nada em troca!?