quinta-feira, junho 17, 2010

A ementa gastronómica da festa

Aqui vai uma consulta aos sobradenses leitores deste blog: quais são os pratos e as iguarias associados à festa de S. João? Quando terminam as Danças de Entrada e as famílias se reúnem nas suas casas, quais são as comidas típicas desse dia? E quem leva merendeiro para a festa, que costuma levar?
Indo um pouco mais longe: durante os tempos de preparação da festa, há vários momentos/tradições a que estão associados comes-e-bebes. Quais são?
Explico o alcance e o objectivo das perguntas. Numa recente sessão em Sobrado, o Presidente da Câmara Municipal de Valongo lamentou que, no dia da festa, seja difícil aos forasteiros encontrar restaurantes abertos para o almoço, no dia 24 (os que existem fecham, porque os donos também gostam da festa). E, nos comentários que se seguiram, surgiram várias ideias, uma das quais a de montar "tasquinhas" com menus que incorporem no cardápio comidas típicas. A ideia ainda não será concretizada este ano. Mas, se vier a ser, que deveria figurar nessas ementas?
Aceitam-se respostas e até receitas e segredos culinários, sem esquecer que a refeição não é apenas o prato.
(Foto: iguaria confeccionada para o almoço do dia de S. João por Margarida Suzano)

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se esqueçam dos tremoços e da broa.

Anónimo disse...

Festas de S.João:
Como manda atradição, as sardinhas são o petisco mais apreciado nesta época e Sobrado não foge á regra. Mas também o cabrito assado é preferido por muitos Sobradenses a questão é: Sobrado não tem casas de restauração capazes de satisfazerem a procura de todos os forasteiros que visitam a Vila, nem em dia de S.João nem noutros dia.Mas a seu tempo talvez as coisas mudem e alguém se lembre de apostar em restaurantes de certo nivel de qualidade, que é o que falta a Sobrad.As tasquinhas não resolvem nada no dia de S. João ainda se fosse nas festas da VIla se um dia alguém se lembrar que Sobrado é pequeno para tantas festas:S. Gonçalo.Sr.ª das Necessidades, Santo André etc.. porque não festas da Vila? podia ser em Junho aquando do S.João! aqui fica uma sugestão.
José Nunes