terça-feira, junho 22, 2010

Horário da Bugiada e da Mouriscada (e não só)

Por estes dias, são muitos os que visitam este blog à procura de informação sobre a Festa de S. João de Sobrado. Esta festa que alguns etnógrafos já consideraram uma das mais ricas tradições festivas de Portugal, decorre na Vila de Sobrado, Município de Valongo, durante todo o dia 24 de Junho, sendo conhecida popularmente por Festa da Bugiada. Ainda que não haja um horário rígido, a tradição ‘manda’ que se siga o seguinte:


Todo o programa, a partir do fim da manhã, decorre no Largo do Passal, junto à Igreja, em percursos que são, de um modo geral, idênticos. O "jantar", esse, tem lugar no edifício da Associação da Casa do Bugio, na estrada que sai do centro da vila de Sobrado na direcção de Alfena (a cerca de 1,5 km).
Haverá cinco (e não apenas quatro, como aqui dissemos) parques de estacionamento, de todos os lados em que se acede a Sobrado. No caso dos parques de Penido (a Norte) e da Cifa (a Sul) haverá autocarros cedidos pela autarquia local, que ajudarão a percorrer a distância entre os parques e pontos mais próximos das principais manifestações desta tradição popular.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola como ja vem sido habito todos os anos ca venho saudar e comentar o s joao, faco parte da banda de s martinho e e com muita pena minha e "nossa" que este a ano a banda de s martinho de campo que todos os sobradenses dissem amaar nao venha no cartaz ,mas acho que n foi por mal no dia 24 ai estremos viva ao s joao...