domingo, junho 27, 2010

O positivo e o menos positivo de 2010

Faço aqui também a minha apreciação da festa de 2010, depois de vários outros conterrâneos se terem pronunciado já.

Aspectos positivos:
  • Mais de vinte pares de Mourisqueiros. fazendo desta uma das maiores mouriscadas de sempre
  • Carácter incisivo das críticas a situações e acontecimentos do país e da vila.
  • Apoio da autarquia municipal e da freguesia, como há bastante tempo não se via.
  • Colocação de cinco parques de estacionamento e transporte de apoio para quem quis visitar Sobrado no dia 24.
  • Apoio à festa da parte da população, visível no facto de, apesar do agravamento da crise, o peditório individualizado ter permitido arrecadar um valor superior ao do ano anterior (mais de dez mil euros).
  • Projecção em espaço público do filme de Ângelo Peres "A Bugiada", de 1977.
  • Integração dos Deolinda no cartaz da principal noitada.
  • Pelo seu lado promissor: a exposição de trabalhos (máscaras e penachos) feitos no âmbito do Agrupamento de Escolas de S. João de Sobrado, com envolvimento sobretudo de crianças de alguns dos jardins de infância.
  • Já agora: a ideia da Comissão de festas, de mandar estampar t-shirts alusivas à Bugiada e Mouriscada também é um dado interessante, oxalá que o primeiro passo de outras iniciativas desse tipo.
Aspectos menos positivos:
  • As críticas das Estardalhadas, ainda que contundentes, concentraram-se nos mesmos temas (questões relacionadas com a igreja e com o emprego e rendimento social de inserção) e revestiram um carácter por vezes excessivo no que toca ao lançamento de sacos e espumas com água;
  • Velocidade da Prisão do Velho: não é correcto demorar excessivamente as cenas, que se desenrolam no castelo dos Bugios, mas também não se deve acelerar. Pareceu que, sobretudo a partir do momento da prisão propriamente dita, este ano, as coisas se desenrolaram depressa demais. A narrativa representada deve ter um ponto certo e uma justa medida.
  • Não suporto vuvuzelas (no 'mundial' nem sequer deixam ouvir os cânticos da multidão), mas era inevitável que fizessem a sua aparição nas mãos de alguns bugios (felizmente poucos e não muito dados ao seu uso intensivo). 
 Em geral, creio que se pode dizer que o balanço é claramente positivo e que se tratou de um novo momento de grande intensidade na vivência da festa, um "lavar de alma", no feliz dizer de tsiwari, comentando o post anterior a este. E já que refiro os comentários, gostaria de chamar a atenção para a importãncia da sugestão dada pelo mesmo comentador, relativamente à construção de um património de imagens da festa, com o contributo de todos quantos fotografam (e filmam) os vários momentos do S. João. Havemos de voltar a este assunto, mas, desde já, fica aqui expresso o gosto que teríamos todos, certamente, se tsiwari quisesse elaborar um pouco mais a sua ideia, dando-lhe, se possível, forma de proposta a ser discutida oportunamente. Seria, naturalmente, inserida no corpo principal do blog.
(Infelizmente, este ano, não pude acompanhar nem a cobrança dos direitos, nem a lavra nem a dança do cego, pelo que não me posso pronunciar sobre esses aspectos).

(Foto: capa do mensário 'Alô Sobrado', alusiva à festa, com a tradicional entrevista ao Velho e o Reimoeiro - na imagem a mostrar que 'guerra' é só no dia 24 - e ao principal obreiro da Comissão de Festas).

8 comentários:

Anónimo disse...

Nao concordo com a parte de voce dizer que a Prisão do Velho foi feita a correr, pois ando a fazer uma pesquisa sobre a Bugiada, e num dos meus livros diz depois de falar dos filhos do velho irem limpar as lagrimas do mesmo " O Velho volta a tentar a fuga, mas só a terceira vez é que se consuma a descida." Caso não tenha reparado, o Velho foi uma vez a cada um dos lados do palanque, sao 3 lados, pois o 4 é onde se encontram as escadas, ao fim de ir ao ultimo lado, desceu! Fez a prisao como deve de ser ! Alias, nao quero criticar os outros velhos de bugiadas anteriores, mas sei que o Velho de este ano fez as coisas muito bem, desde casa, a dança de entrada, que ao contrario de muitos so queriam correr, este nao, foi sempre a dançar ! E é assim que todos deviam fazer !
Deviam por os olhos no velho de este ano !
Eu tenho orgulho em ser bugio, antes fossem todos os anos como este :D

Anónimo disse...

Este ano realmente a prisao do velho foi um aspecto menos positivo,foi a rapides da prisao do velho mesmo.

AMF disse...

Em relaçao ao ultimo comentario nao posso deixar de fazer um reparo. Falou bem em relaçao à prisao do Velho que não foi feita a correr. Mas tentar comparar o velho deste ano com os anteriores ou até dizer que este foi o melhor, deixe-me dizer-lhe com td a educaçao e todo o respeito que ou nao tem assistido aos anos anteriores ou entao tem alguma relaçao ou com o Machado ou com as pessoas que o ajudaram. E digo isto pq? E só vou falar num aspecto k referiu que o Machado foi a dançar de entrada. Pergunto eu se sabe onde começa a dança e onde acaba? Toda a gente viu e ta documentado através de imagem video que o Machado dançou até ao café do Moreira...dp nao correu como já fizeram outros mas tambem nao dançou mas sim andou...é só esperar pelo video e confirmar. E nunca vi um velho a passar na junta com os braços para baixo mas este ano aconteceu. Por isso não acho correcto falar nos velhos anteriores...E como ja dizia os meus antepassados nao digas mal do teu vizinho k o mal vem a caminho...

Anónimo disse...

hOLA A TODOS...
PARABENS MAXADO!!! FOSTE O VELHO DE 2010 ISSO E QUE E IMPORTANTE JA ESTA LA O TEU NOME O RESTO SAO CANTIGAS ...
ABRAÇO PARA AQUELES QUE GOSTARIAM DE LA IR FAZER ESSE PAPEL MESMO MAL NAO INTERESSA...
ASS. A.M. BUGIO« A LINDA ELA E NOSSA»

Anónimo disse...

Permitam-me alguns reparos sobre o assunto falado e principalmente ao ultimo comentario e referir que muita gente sonha com o lugar de velho, mas a partir do momento que se sabe que chegou a sua vez de ir de velho as pessoas devem-se preparar, fisica e psicologiacamente e saber ao certo o que vai e o que quer fazer, o machado mostrou, desde o momento que foi escolhido, falta de personalidade deixando a bugiada ser comandada pelos guias e isto não pode acontecer, o velho é o unico comandante da bugiada.
Outro ponto importante é o facto de não ter capacidade fisica para fazer as coisas como deve ser, se não tinha essa capacidade não ia, porque a festa não é uma repetição, mas há coisas que devem ser feitas, como dançar no centro da festa quando se está a fazer a "cruz" logo após a dança de entrada e isso não aconteceu, é bonito para quem está a ver a cruz ser feita a dançar não a passo, são pormenores fazem a diferença e que quando se vai de veho tem que se ter a noção e a capacidade fisica de o fazer.
" O Velho volta a tentar a fuga, mas só a terceira vez é que se consuma a descida." - amigo ele tinha que ir duas vezes á escada e descer á terceira e não ir uma vez a cada vara e descer, isto é o qe quer dizer descer á terceira

Anónimo disse...

ao comentario do AMF dizes que nunca viste um velho a passar em frnte a junta com os braços para baixo entao axo que deves ver o video de 2008 talvez vejas pior do que isso...

Anónimo disse...

os questões que colocam fazem sentido, mas agora os velhos perante estas situações teem que elaborar uma forma que seja respeitada na integra por todos os futuros velhos.

Anónimo disse...

olá a todos,pois a minha opnião é que todos os velhos e reimoeiros teem todos defeitos,o que importa é que no fim da festa corra tudo bém,e quem está a comentar já foi um ramoeiro na decada dos oitenta um bém haja.