domingo, junho 13, 2010

Nos bastidores da festa

A Bugiada e a Mouriscada e tudo o mais que a Festa de S. João de Sobrado vive e mostra no dia 24 de Junho supõe praticamente um ano inteiro de preparativos. É a constituição da comissão e o pô-la a funcionar; é organizar iniciativas para angariar fundos; é contratar quem irá animar os dias anteriores e elaborar um programa interessante; é a preparação do cartaz e a obtenção dos patrocínios; é o peditório pela Vila; e é muito mais que fica quase completamente na sombra dos bastidores desta festa. Claro que este mês mais chegado é o que regista maior agitação, sobretudo a partir do momento em que arrancam os ensaios. Mas, no momento em que estamos, pode dizer-se que a festa já terá mobilizado mais de um milhar de pessoas em Sobrado, entre os que têm algum papel directo a cumprir até àqueles que se limitaram a apoiar a festa, indo, por exemplo, participar numa sarrabulhada, em pleno Inverno.
A grande parte das tarefas organizativas depende da Comissão de Festas e da sua capacidade de se organizar e pôr as pessoas a trabalhar de forma articulada. Mas há muitos trabalhos que dependem do Velho da Bugiada e mesmo do Reimoeiro.
Hoje mesmo, por exemplo, decorre o terceiro ensaio, no Passal. Nos dois primeiros, os interessados em exercer funções específicas no dia 24 deram o nome. O Velho e a sua equipa deliberaram, entretanto, e hoje no fim do ensaio anunciam os resultados. No próximo sábado, Bugios e Mourisqueiros, sob a liderança dos rspectivos chefes, vão ao monte cortar os pinheiros, transportam-nos para o Passal e constroem os castelos. No dia seguinte, é o último ensaio e é de tradição a Comissão de Festas oferecer a todos tremoços, broa e vinho. Chegam a ser centenas.
Pode dizer-se que já há festa ainda antes da festa.

Sem comentários: