quinta-feira, junho 02, 2011

Cartaz e programa da Festa de 2011



•Dia 19
17h00 – Último Ensaio (Tremoços)
•Dia 20
22h00 – Grupo de Dança Brilho da Devesa
22h45 – Grupo de Dança Novo Milénio
Dia 21
21h45 – Grupo de Dança Estrelas da Balsa
22h45 – Banda K-Bisermant
•Dia 22
21h30 – Marchas de S. João
.Dia 23
21h45 – Grupo de dança da Casa do Bugio “Instintos Radicais”
22h30 – Banda Red
23h45 – Sessão de fogo de artifício
00h15 – Actuação de Filipe Pinto

•Dia 24
08h00 – Dança em casa do Reimoeiro
08h45 – Dança em casa do Velho da Bugiada
09h30 – Jantar dos Mourisqueiros na Casa do Bugio
10h00 – Missa Solene com sermão na igreja paroquial
10h15 – Jantar dos Bugios na Casa do Bugi
11h30 – Procissão em honra de S. João
12h30 – Danças de Entrada
13h30 – Dança do Sobreiro
15h00 – Cobrança de Direitos
15h30 – Sementeira
16h00 – Gradar
16h30 – Lavrar
17h00 – Dança do Cego ou Sapateirada
17h30 – Dança do Doce
19h00 – Subida aos castelos e negociação
19h45 – Prisão do Velho
20h15 – Ataque da Serpe e Libertação do Velho
20h30 – Dança do Santo
21h00 – Entrega da Festa
.Dia 25
22h00 – Grupo de Música “Os Canários”
NB - Todos os actos têm lugar no Largo do Passal (a não ser que esteja indicado outro local) 

5 comentários:

Anónimo disse...

ola , desculpem com este ambiente de festa ,que o nosso s joao nos da todos os anos , mas este ano e um dia especial , que foi marcado com a morte de um primo meu que todos os ano fazia gosto de participar nela como mourisqueiro, pois eu venho como familia e apaixonado desta festa pedir que ,nao facam ensaio nao domingo , eu sei que nao e facil mas ficara na conciencia de cada um grande abraço.

Manuel Pinto disse...

Caro Anónimo (já agora: porquê o anonimato, numa situação destas?),

a Casa do Bugio e a Comissão de Festas associa-se à dor dos familiares do Mourisqueiro falecido em circunstâncias trágicas e está crente de que a melhor forma de o recordar - e que ele certamente mais apreciaria, enquanto apaixonado da Mouriscada - é seguir em frente, procurando fazer uma festa ainda melhor do que em anos anteriores.

joao... disse...

Pois na verdade fico triste por voces "donos do blog" nao fazerem um pequeno reparo , no tragico acidente q resoltou com a morte de um mourisqueiro , pois tenho a dizer que a pessoa em questao era apaixonado pela festa e fazia tudo para nela participar , mas bom nem todos somos iguais , agradeço na mesma as vocas condulencias .....

M Vitória Loureiro disse...

Olá,
Vou aqui fazer um comentário que nem sei se será oportuno mas vem na junção dos dois assuntos : acidentes rodoviários com consequências mortais e festas de S.João.

Eu não conhecia o jovem em questão, não conheço também muito provavelmente este familiar que aqui escreve mas creio que sendo mais jovem ou mais velho deve concordar comigo : quando estamos tristes, de dor, de luto e até de raiva do "porque é que isto aconteceu a um jovem" não encaramos bem os momentos de festa, as palmas, as gargalhadas de outros, a música... E aqui deve doer a sério à família a data do S.João, pois é algo que invade Sobrado e que por isso não lhes é poupada a sua existência.

Mas, por mim falo, enquanto pessoa ainda viva, enquanto condutora, que melhor homenagem à perda da vida de um jovem na estrada é tentar junto dos nossos amigos, em especial os mais novos( aí até aos 40's) que comecem por não fazer das estradas, como a Rua S. João de Sobrado, uma pista de exibição... Outras ruas hão de certeza onde peões, moradores, e condutores correrão muito riscos, mas nesta e bem junto aos semáforos eu CREIO mesmo que devem estar destacados por DEUS um batalhão de Anjos a guardar quem aqui passa.É inacreditável as vezes que o sinal vermelho é desrespeitado, as ultrapassagens perigosas, a velocidade exagerada...
Confesso,( e peço desculpa se estiver enganada quanto à identidade do jovem falecido a que aqui se referiram, que fiquei enraivecida), com vontade de dar um daqueles puxões de orelhas a sério, no dia do funeral do jovem, fez este Sábado oito dias... Passei por Campelo por volta das 10:30h, estava tudo cheio de carros e pessoas a pé que se dirigiam para a Igreja/cemitério e ainda assim, JOVENS, ao volante de carros recentes, daqueles que andam sem se sentir a velocidade, daqueles que facilitam a assistência à direcção, daqueles que são muito bons a ganhar velocidade logo nos primeiros puxões ou acelaradelas... Enfim, dois carros cujos condutores tiveram a falta de civismo e de respeito de fazer manobras pouco seguras na rotunda e na estrada, não respeitando prioridades nem passadeiras...e tenho a certeza que sabiam de quem era o funeral...Será que independentemente das causas de um acidente rodoviário, o simples facto de ele ter existido não nos deve fazer ter juízo? E ainda por cima quando há vitimas mortais e outras graves. É chocante para quem anda na estrada todos os dias e preza a vida ver que para muitos a perda de um conhecido numa estrada, num carro, não lhes mexe uma palha na consciência, no comportamento. Eu lamento deveras e sinto muito a morte e os ferimentos das pessoas envolvidas no acidente.Lamento a dor de quem os perde. Já perdi infelizmente familiar na estrada também. É doloroso.

Quanto à festa e aos ensaios, como leiga que sou, concordo com o que foi escrito por parte da gerência do blog, mas gostava de dizer a este familiar que quase apostava que o jovem falecido se o pudesse fazer daria primeiros outros conselhos e apoios à família do que se preocuparia com a festa e o seu simbolismo.Que Deus Vos dê Tempo para mudar a dor para um sentimento mais leve, mais suportável.

Anónimo disse...

eu nunca na milha vida vi os bugios(guias)a meio da dança de entrada tirar o chapeu que vergonha de rei e de guias