domingo, junho 19, 2011

Tremoços no último ensaio

Terminou hoje a série de quatro ensaios públicos da Bugiada e Mouriscada, que antecedem a festa de S. João. Neste ultimo ensaio, é costume a Comissão de Festas oferecer aos integrantes de uma e outra formação, bem como aos músicos e ao caixa, tremoços, broa e vinho. Hoje a tradição voltou a repetir-se.
As semanas que antecedem a festa são de uma intensidade invisível mas muito elevada. É necessário às centenas de integrantes das danças e de outros trabalhos da festa arranjar os trajes e outros adereços; candidatar-se às várias funções que ocorrem na tarde do dia 24 (Cobrança dos Direitos, Lavra da Praça e Dança do Cego). Várias destas tarefas são competência do velho da Bugiada e do Reimoeiro. Como, por exemplo, a obtenção e transporte dos pinheiros e das tábuas para a construção dos castelos - actividade ontem concretizada, como mandam os costumes.
Tudo se prepara, por conseguinte, para que a festa decorra com organização e qualidade. A única surpresa, que só no próprio dia se desvendará, consiste em saber quais são os assuntos que vão servir de motivo às cenas de crítica aos acontecimentos do ano em Sobrado, no município, no país ou no mundo. Os protagonistas dessas representações também devem estar a preparar-se e a ensaiar, mas no segredo dos deuses, para que o efeito de surpresa seja maior.


Crédito das fotos: Fábia Pinto (em cima) e Miguel Martins (em baixo)

Sem comentários: