sábado, junho 18, 2011

Valongo (e Bugiada) será sede da Rede Ibérica da Máscara

Os representantes das instituições de Portugal e Espanha presentes na reunião hoje realizada em Sobrado aceitaram com entusiasmo a disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal de Valongo, no sentido de esta cidade passar a ser a sede provisória da Rede da Máscara Ibérica.
A reunião, que decorreu no Centro Social e Cultural de Sobrado (CSCS), discutiu também os estatutos da futura entidade e aprovou um protótipo de logotipo. A decisão final em todas estas matérias será tomada numa reunião alargada a todos os sócios fundadores, a ter lugar em Zamora (Espanha), em Setembro ou Outubro próximo.
O anfitrião da reunião, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo Dr João Paulo Baltasar (juntamente com o promotor, Helder Ferreira, da Progestur) proporcionou uma visita ao espaço de interpretação na área protegida das Serras de Santa Justa e Pias orientado pela Dra. Isabel Oliveira, Directora do Departamento da Cultura, Turismo e Património Histórico, que guiou igualmente a descida ao Fojo das Pombas. O almoço foi servido sob a ramada de um moinho junto ao rio Ferreira, em Couce. Participaram, pela Bugiada, além da Câmara, o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado, Carlos Mota e o presidente da Associação da Casa do Bugio, António Pinto e este que escreve esta nota.
No fim, e de novo no CSCS, foi projectado o Filme "Bugiadas", com base na capatação de imagens da festa de S. João de 1977, realizado por Ângelo Peres.

1 comentário:

tsiwari disse...

Parabéns! É muito bom.