terça-feira, junho 14, 2011

Facebook - Um dos casos deste S. João

A página da festa de S. João de Sobrado no Facebook tem-se vindo a tornar num dos casos emblemáticos da edição 2011 desta tradição popular.
A página, criada a 30 de Maio por iniciativa de Fábia Pinto, ela própria a desenvolver trabalhos de artesanato e pintura tendo como motivo a Bugiada e, enquanto professora, a organizar iniciativas ligadas à festa com crianças da Escola de Paço, a página, dizia, intitula-se S. João com Tradição - Bugiada de Sobrado, e não tem parado de registar adesões. Se, ao fim de dois dias, já havia algum espanto com o número de 'amigos' na casa das duas centenas, maior será o espanto quando, 15 dias depois, esse número avança para os 650, envolvendo pessoas de Sobrado, emigrantes e outras gentes interessadas na festa, algumas a residir bem longe.
Um dos aspectos mais interessantes que as participações têm permitido fazer vir ao de cima é o do acervo fotográfico antigo que várias pessoas têm publicado, um ponto fulcral para a memória da Bugiada e da Mouriscada, que este blog já tinha tentado incentivar, sem sucesso, diga-se.

Sem comentários: