quarta-feira, junho 22, 2011

Estudiosos da cultura popular em Sobrado


Pessoas que se dedicam a pesquisar sobre festas populares ou, simplesmente, sobre as culturas populares, vão estar também este ano em Sobrado.
Que tenhamos conhecimento, estará presente o Prof. Osvaldo Meira Trigueiro, da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, e membro da Folkom - Rede Brasileira de Pesquisadores da Folkcomunicação. Ele dedica-se a estudar as festas populares no contexto da sociedade mediática, especificamente as festas do "ciclo junino" – São João/Santo António/São Pedro - no Nordeste brasileiro. Esteve já em Lisboa, para o Santo António e já passou rapidamente por Sobrado, para reconhecimento do terreno, voltando nesta sexta-feira.
Outra académica que também estará em Sobrado será a Prof. Egídia Souto que, além de outras actividades culturais, é professora de cultura portuguesa na Universidade da Sorbonne em Paris. Egídia Souto tem a particularidade de ser natural de Alfena, ainda que nunca tenha tido a oportunidade de conhecer a festa de Sobrado. Em Setembro, vai dar um seminário sobre festas populares e gostaria de poder abordar as Bugiadas e Mouriscadas.
Outra investigadora que tem em curso uma investigação sobre festas de mouros e cristãos é Marjoke Krom, de nacionalidade holandesa, mas a fazer o seu doutoramento na Universidade Nova de Lisboa e que tem estado em Sobrado nas festas dos últimos anos. É precisamente o seu tema de estudo que a impede de vir este ano, uma vez que está a fazer trabalho de campo sobre uma outra festa deste tipo no coração do Brasil.
Certamente outros pesquisadores virão, mesmo sem se fazerem anunciar previamente. Serão, certamente, bem recebidos.

Sem comentários: