quinta-feira, junho 23, 2011

Informações práticas para quem é de fora e quer ir à festa

1. Que festa é esta? Que tem de especial?
Se não conhece a Bugiada e a Mouriscada, convido a ler um texto rápido de apresentação, clicando no artigo da Wikipedia "Festa da Bugiada". Se tiver interesse e um pouco mais de tempo, também poderá ler um documento um bocado mais extenso clicando AQUI.

2. Como se vai para Sobrado?
Depende de onde é a partida. Do Porto, o mais prático será chegar a Sobrado pela A4, saindo em Campo (a primeira saída, depois de Valongo). Pode ir também pela A41 e sair precisamente onde diz Sobrado (consultar o mapa abaixo).

3. Há transportes públicos?
É possível ir de nos autocarros dos STCP até Valongo (ou de comboio, a partir da estação de S. Bento ou de Campanhã) e utilizar os autocarros gratuitos que partem de junto da Câmara Municipal de Valongo, entre as 11 e as 13 horas e as 15 e as 21h para fazer os 5km que separam esta cidade da vila de Sobrado (e regresso). Do Porto também saem autocarros (embora com menor cadência do que nos dias úteis, por ser feriado tanto no município do Porto como no de Valongo). A VALPI (que sai da Praça Humberto Delgado, mesmo no centro da cidade) e a Empresa de Transportes Gondomarense (que desce a Rua Passos Manuel e pára no início da Rua Sá da Bandeira) tem carreiras que passam em Sobrado.

4. Para quem vai de carro, é fácil estacionar?
Há muita gente e deve contar com dificuldades de aparcamento. Mas a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, em colaboração com a Comissão de Festas, organizaram seis parques de estacionamento em todas as entradas para a zona da Festa. Esses parques estão devidamente assinalados e haverá brigadas da GNR a sar informação e gerir o trânsito. Quem quiser consultar um mapa com a localização das zonas dos parques, pode clicar AQUI.

5. Para almoçar ou petiscar como fazer?
No arraial situado no Largo do Passal, onde decorrerão os princiais momentos da Festa, há uma espécie de "praça da alimentação" e há cafés e snacks na zona.

6. A que horas é aconselhável chegar e a que horas termina?
Quem quiser ver tudo, deverá estar em Sobrado por volta das 8h30. Mas se isso não for possível, uma boa hora é o meio dia, porque pouco depois decorrem as "Danças de entrada", começando na zona da Capela das Alminhas e indo, depois, até às imediações do adro da igreja. Se só puder chegar de tarde, então a sugestão vai no sentido de estar no local por volta das 17 horas. Até ao fim, ou seja, por volta das 21 horas, ainda tem muita coisa que ver (a Dança do Cego, a Prisão do Velho, a Dança do Santo). Recorda-se que haverá autocarros gratuitos de Sobrado para Valongo, durante a tarde e até ao fim da festa.

Zona em que fica situada a Vila de Sobrado





















Zona do Passal, onde decorre a maior parte dos momentos da festa

9 comentários:

São disse...

Passado o dia e as polémicas que envolveram este ano é altura de felicitar quem de facto merece. Os sinceros parabéns à Comissão de festas, particularmente à Associação da Casa do bugio que organizou toda a logistica da festa com a qualidade que já nos vem habituando.
Foi um ano cheio de novas iniciativas (boas) que fazem com que a festa seja divulgada e dignificada com qualidade. Desde os restaurantes concentrados no recinto da festa, os parques bem sinalizados,os wc's, as informações no blogue para quem vem de fora, as reportagens, a criação da sede da máscara ibérica no nosso conselho, a página no facebook, as noitadas,o fogo... e tantas outras coisas que certamente me terão passado ao lado mas que terão tido a sua importancia foi um ano em grande. Parabéns!

Pinguela disse...

Parabéns a todos os intrevenientes da festa realmente esteve muito bem só a fazer um reparo porque e que vão sempre os mesmo fazer serviços da parte de tarde .Porque e que o cego "poças " este ano via bem ,de cego Nao tinha nada mas bom , só mesmo isso a salientar e a lamentar a Porta do velho a vergonha que foi com os ditos bugios de topo pro ano a mais

nuno bica disse...

sr pingela a um engano sobre o nome do cego nao e pocas mas sim angelo figueiredo.

Anónimo disse...

Pois na verdade eu já Nao via uma festa assim a alguns fui de bugio sinto me no lugar certo com o velho ideal ,parabéns a bugiada e a mouriscada e ao povo de sobrado pois depois da vergonha da desistência da comicao conseguimos dar a volta por cima ,realmente só Nao podemos continuar com as vergonhas a porta do velho pois ainda Nao percebi o que passou ,alguém me explica o que se passou.....

pingela disse...

NUNO PEÇO DESCULPA POIS DISSERAM ME QUE O CEGO ERA O O POÇAS , POIS NEM CONHECO O HOMEM , MAS NAO DEIXO DE DIZER QUE ESTEVE MUITO MAL.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os Bugios e Mourisqueiros.

Gostava de ver publicadas algumas imagens ou videos deste ano, pois todos os sobradenses que gostam e acompanham a festa gostariam ver imagens da mesma, ou será que este ano não houve festa, que deva ser publicada?

Melhores cumprimentos...

Anónimo disse...

O que se passou foi que ha bugios que pensao que o s joao e deles mas o s joao e de todos nao existe nenhuma regra na formatura , eu sinto me magoado pois o bugio que causou o problema e da minha familia e merece ir a frente como qualquer um por isso deixem as pessoas , gozarem a festa , nao e por serem filhos de um ex velho que se sentem no direito de fazer barulho.

Manuel Pinto disse...

Ao anónimo das 20h12: agradeço o apelo, mas este blog é feito nos intervalos de várias outras actividades que foram deixadas para trás por causa da festa. Ainda não houve tempo, como gostaria. Espero poder disponibilizar em breve algumas imagens.

Anónimo disse...

Boas...fala-se muito e vejo aqui comentar o que se passou á porta do velho, questiono as pessoas que falam, se viram o que se passou??? Provavelmente não. Não passou de um pequeno desentendimento logo sanado por que estava á volta, no entanto acrescento que quem fala e diz que é uma vergonha, com certeza nunca viu uma verdadeira formatura da bugiada á antiga, aí sim era preciso barba rija para arranjar lugar... . Está-se a fazer um drama de uma insignificância o que importa é que se passou mais um são João bem passado e animado. Um bom ano a todos e venha o próximo com empurrões ou sem empurrões, nós amamos a festa e isso é que interessa.