terça-feira, junho 17, 2014

Câmara inaugura Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada


Tem lugar nesta quinta-feira, dia 21, à noite, o ato de inauguração do Centro de Documentação da Festa da Bugiada e Mouriscada, o qual ficará instalado nas antigas instalações do Centro Social e Cultural de Sobrado.
A Associação da Casa do Bugio ficará também associada a esta iniciativa, em moldes ainda a definir.
O Centro de Documentação é apresentado pelo site da Câmara Municipal de Valongo (CMV) como "um espaço interpretativo da festa, inserido no plano de salvaguarda do processo de candidatura à lista representativa do património cultural e imaterial, da Unesco". "Trata-se - salienta o site - de um polo agregador de informação temática e difusor da singular manifestação, contribuindo para que os visitantes de Sobrado compreendam a festa e sejam cativados a regressar no dia de S. João ou em qualquer outro dia do ano. Pretende-se ainda que a nova infraestrutura seja um centro destinado ao estudo e investigação da Bugiada e Mouriscada do S. João de Sobrado, assim como ponto de ligação com as suas congéneres festas de mouros e cristãos, a nível mundial".
A cerimónia de inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e com o Presidente da Casa do Bugio, António Pinto. Estarão ainda presentes o Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o antropólogo Paulo Lima, coordenador da candidatura. Na ocasião será igualmente aberta ao público uma exposição intitulada "As Marias", da autoria de Claudia Oliveira e Júlio Oliveira, que tematiza aspetos da festa. O certame estará patente no local até 5 de Agosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Recomendo a Exposição das Marias que está presente, no novo Centro de documentação da Bugiada e Mouriscada, vai estar patente até 5 de Agosto