segunda-feira, junho 09, 2014

Para um dicionário da Festa da Bugiada e Mouriscada (2)


Cabidela (dia da) - Almoço de confraternização dos Bugios com que terminam os trabalhos de recolha dos pinheiros e tábuas para a construção dos castelos dos Bugios e Mourisqueiros, tudo isto sob cordenação geral do Velho da Bugiada, feito no último sábado antes da Festa, que é também véspera do último ensaio. Tem lugar por norma num restaurante local ou numa casa previamente combinada. É pago pelos comensais e participado pelo Velho, Guias a Rabos e outros colaboradores. Tradicionalmente, o prato desse dia é arroz de cabidela.

Caixa - Tambor, instrumento acústico feito de uma caixa em forma cilíndrica com peles tensas dos
dois lados, tocada com baquetas e que acompanha todas as danças dos Mourisqueiros com excepção das marchas (Dança de Entrada, entrada no castelo e desfile que antecede o ataque ao castelo Bugio). O termo designa também a pessoa que toca o tambor.

Canhão - Arma de carregar pela boca, tipo espingarda, normalmente de fabrico local, utilizado exclusivamente nos castelos de Bugios e Mourisqueiros, durante o combate entre uma e outra formação, na altura da Prisão do Velho. É carregado com pólvora seca e disparado para o ar, produzindo apenas estrondo. Existe um controlo apertado quer de quem manuseia a pólvora quer de quem pode utilizar o 'canhão' para ir ao castelo dar tiros.

Capa - Parte do traje dos Bugios, utilizada sobre os ombros da parte de manhã do dia da Festa e por debaixo de um dos braços da parte de tarde. Pode ser de várias cores, embora predominem os tons avermelhados escuros.

Campelo - Lugar central da Vila de Sobrado, junto ao qual se situa o Passal e que é palco das principais manifestações da Festa da Bugiada e Mouriscada.

Capela das Alminhas - Minúscula capela setecentista sobradense, situada junto à estrada principal que liga Valongo a Paços de Ferreira. É nessa zona, a cerca de 300 metros para o lado Norte de Campelo, que têm lugar algumas das apresentações das Estardalhadas e, sobretudo, onde se formam e iniciam as Danças de Entrada. É tambem nesta Capela que dá a volta a procissão do dia de Festa, cerca do meio-dia.

Careta - O termo tradicionalmente mais usado em Sobrado para designar a máscara utilizada pelos Bugios, pelos protagonistas das Estradalhadas e de todos os rituais agrícolas da tarde, bem como da Dança do Cego. Outrora era feita de peles, madeira, cortiça, papel, metal, etc. O plástico tornou-se o material mais comum nos tempos que correm. Dizia-se, antigamente, que uma boa máscara de Bugio era aquela que fosse "feia, mas que fizesse rir".
(continua)

Sem comentários: