domingo, junho 01, 2014

Tiveram início os ensaios: mais de meio milhar de pessoas a assistir

Tiveram hoje início a série de quatro ensaios públicos que Mourisqueiros e Bugios farão até ao dia de S. João. Sempre às 18 horas e, neste primeiro domingo, sob um sol quente que fez as largas centenas de sobradenses que se deslocaram ao Passal procurarem a sombra dos plátanos.
Os Mourisqueiros foram os primeiros a entrar em cena. Às 18 em ponto, fogo de artifício deu o 'sinal de partida'. As danças começaram pouco depois e prolongaram-se por 60 minutos, sem qualquer interrupção. De cana na mão, em vez da espada própria do dia, os Mouriscos - 19 pares e o Reimoeiro - foram acompanhados pelo 'caixa' que há largos anos ocupa o lugar [diga-se que ainda não foi desta que tal função foi preenchida por alguém mais novo, mas consta que há já mais de um candidato ao lugar].
Os Bugios eram muitos, pelo que a dança demorou ainda mais: quase 90 minutos. Ao som das castanholas que alguns costumam levar, e pautados pela música das rabecas e violas braguesas, não deixaram os seus créditos por mãos alheias.

Reimoeiro
Momento do Rodízio
Bugios dançam ao som da rabeca e violas braguesas
Velho 'bate' dois dos seus Bugios
Para acompanhamento da Bugiada

Sem comentários: