sexta-feira, junho 13, 2014

Para um dicionário da Festa da Bugiada e Mouriscada (5)

Embaixadas (Correr as) - Na parte inicial da Prisão do Velho, quando Bugios e Mourisqueiros sobem aos respetivos castelos, e quando se começam a ouvir os canhões, um cavaleiro vestido de mourisco, mas sem barretina, percorre múltiplas vezes o trajeto de um a outro pólo do conflito, uma mão na rédea e outra na espada, levando e trazendo mensagens, na mira de se conseguir a paz. A isso se chama Correr as Embaixadas.

Ensaio - O ensaio dos Bugios e Mourisqueiros ocorre nos quatro domingos anteriores à festa, ao fim da tarde. Vâo "à civil" e sem máscara. Os Bugios levam castanholas e os Mourisqueiros um pau ou cana a fazer de espada (no último ensaio, os mouriscos acrescentam uma faixa vermelha no peito, em diagonal). Nos bastidores muita coisa se passa, entretanto: no final dos ensaios dos dois primeiros domingos Guias e Rabos dos Bugios anotam o nome dos interessados em exercer funções como Semeador, Cego, Lavrador, Moço do Cego, Sapateiro, Moço do Sapateiro e Mulher do Sapateiro, personagens que vão "Colher os Dreitos", entre outros. A decisão é tomada e comunicada pelo Velho, coadjuvado pelos seus Guias e Rabos, no final do terceiro ensaio.

Entrajadas - Ver Estardalhadas

Espadim - Tem dimensão um pouco menor do que a espada e é utilizada por todos os Mourisqueiros, incluindo o Reimoeiro. Do copo do espadim pende um lenço branco.

Estardalhadas
Estardalhadas - São mais uma componente da Festa de S. João de Sobrado e a única que varia de ano para ano. É constituída por indivíduos ou grupos de mascarados que procuram satirizar e pôr a nu acontecimentos e peripécias da vida local (com a influência dos media, passou a ser frequente caricaturar também acontecimentos de âmbito nacional e internacional). Surgem de livre iniciativa e constituem sempre uma surpresa para todos, visto que não carecem de fazer qualquer inscrição prévia. Aparecem, habitualmente, na Casa do Bugio, aquando do jantar da festa, transitam, de seguida, para a zona onde têm início as Danças de Entrada, e desfilam a seguir aos Bugios. Nos últimos anos, tem-se instituído o hábito de alguns destes grupos, que se movimentam em carrinhas, tratores ou camiões, lançarem sacos e espumas com água sobre os circunstantes. gerando-se em alguns sítios, veradadeiras batalhas (simbólicas),que refrescam em dia que é, frequentemente, de muito calor, mas não agradam a todos.

Farda - Termo usado para referir os trajes usados por Bugios e Mourisqueiros. As fardas dos Bugios são de cada um ou então, emprestadas ou alugadas; as dos Mourisqueiros são pertença da Casa do Bugio.

Guias - São as duas posições mais destacadas nas formações de Bugios e Mourisqueiros. Correspondem aos 'cabeças de fila' de uma e outra formação. No caso dos Mourisqueiros, quem vai de Guia será o Reimoeiro dos anos seguintes.
Guizos

Guizos - Objetos metálicos arredondados e ocos, com uma abertura e uma pequena bola de metal no interior. Agitados, funcionam como pequenos chocalhos. Além do uso em animais, em muitas culturas, do Oriente e da América Latina (México, por exemplo), decoram vestes rituais ou os tornozelos de dançarinos. Em Sobrado são usados como adorno, dependurados no traje dos Bugios. Daí que a Bugiada ao dançar produza sonoridades exóticas que dão colorido à algazarra que já de si carateriza esta formação.

Sem comentários: