quarta-feira, junho 18, 2014

Para um dicionário da Festa da Bugiada e Mouriscada (8)

Polainas - Termo que designa as perneiras em couro, de cor preta, branca ou castanha, utilizadas pelos Mourisqueiros, como parte integrante do seu traje. Peça que protegia a parte da perna entre o pé e o joelho, afivelada por fora.

Pólvora - Utilizada nos Castelos Bugio e Mourisco, durante a Prisão do Velho. Com ela se enchem os 'canhões' ou mosquetes de carregar pela boca que, ao ser puxado o gatilho, produzem tiros potentes, ainda que inofensivos.

Prisão do Velho - Clímax da Festa da Bugiada e Mouriscada. Decorre ao fim do dia, cerca das 19 horas, nos dois castelos construídos no Passal. As cenas mais dramaticas e teatrais passam-se no Castelo Bugio, quando o Reimoeiro ali dá entrada e prende o seu homólogo.

Procissão - Culmina a parte religiosa da festa, que inclui igualmente a missa festiva.Tem a caraterística de serem os Mourisqueiros a transportar os andores dos santos, incluindo a imagem de S. João.

Rabos - São as posições da cauda (extremidade posterior) das duas  filas em que se organizam  Bugios e Mourisqueiros. Na hierarquia de cada formação, colocam-se em terceiro lugar, depois do Rei e dos Guias.


Ramo (entrega do) - Ato de passagem de testemunho da Comissão de Festas de um determinado ano à Comissão do
ano seguinte. É um momento festivo simbolizado na entrega de um ramo de um Juíz ou Juíza cessante ao seguinte. Tem lugar no adro da igreja, no final da Dança do Santo dos Bugios, já ao escurercer do dia, acompanhada pela Banda de Música.

Reimoeiro - Deturpação de Rei Moiro, no modo de falar local. É o líder dos Mourisqueiros e a ocupação do lugar significa normalmente o ponto culminante de um percurso iniciado vários anos antes.

Sem comentários: