quinta-feira, junho 19, 2014

Para um dicionário da Festa da Bugiada e Mouriscada (FIM)

Rodízio
Rodízio - Componente das danças dos Mourisqueiros caraterizada  morfologicamente pela formação de dois semicírculos que, a partir de um sinal, começam a rodar em sentido inverso, ao som de gritos produzidos pelos próprios Mourisqueiros e do toque acelerado da Caixa. A dado momento, cada fila abandona em corrida ligeira o espaço, dirigindo-se em sentidos opostos e regressando ao ponto inicial, restabelendo-se a formação habitual das duas filas paralelas.

Roubo ritual - Surge este termo associado à Festa em dois contextos. O primeiro é o da lenda: na posse da imagem de S. João, os Mouriscos procuraram apropriar-se dela, tendo nascido aí o conflito com os Bugios. O outro contexto refere-se à aceitação social de pequenos roubos (de doces, por exemplo) que alguns Bugios executavam recorrendo a dispositivos como o Sardão.

Sapateirada - É uma das partes da Festa de S. João de Sobrado, também conhecida por Dança do Sapateiro (ver esta expressão).

Dia dos Tremoços
Sardão - Um dos objetos que outrora eram mais comuns, transportados pelos Bugios, quando dançavam. Hoje é raro vê-los. Trata-se da imitação de lagartos (ainda que sem membros), com uma mola por dentro, a qual uma vez accionada, permitia ao sardão abrir e fechar a boca, podendo, assim, agarrar coisas.

Serpe - É uma figura central e decisiva no desfecho do conflito entre Bugios e Mourisqueiros e da própria festa. Trata-se de uma espécie de dragão, de tons esverdeados, língua vermelha e longa cauda, com um comprimento que andará entre os 3 e os 4 metros. Quando os Bugios se vêem derrotados pelos Mourisqueiros e com o seu rei levado prisioneiro, recorrem à Serpe e surpreendendo os Mouros no caminho, conseguem que eles, aterrorizados, abram brechas, permitindo a libertação do Velho, no meio de


grande correria.

O Velho da Bugiada
Tremoços (Dia dos) - Também conhecido por Beberete. Os antigos diziam antremoços. O Dia ocorre no final do 4º ensaio que tem lugar no último domingo antes da Festa de S. João. A Comissão deve fornecer aos Bugios e Mourisqueiros assim como aos tocadores tremoços, vinho e broa.  Nos últimos anos, em que o último ensaio tem decorrido em frente à Casa do Bugio, é nestas instalações que tem lugar o Beberete. E muita gente da comunidade que assiste ao ensaio aproveita também para confraternizar.

Velho da Bugiada - A par do Reimoeiro, o Velho da Bugiada é uma figura central da Festa de Sobrado, cabendo-lhe não apenas o papel de dirigir a Bugiada e suas danças, mas também de realizar uma série de outras tarefas, relacionadas com a construção dos Castelos, com o convite aos advogados e ao cavaleiro que vai correr as embaixadas, a designação dos que vão executar os diferentes papeis nos 'serviços' da tarde, relacionados com os trabalhos rituais de cunho agrícola e com a Dança do Cego. É um posto muito pretendido e de elevada carga simbólica.

Sem comentários: