segunda-feira, junho 23, 2014

Para quem quer ir à festa e não conhece bem o caminho e os horários


Onde fica Sobrado?

Uma pesquisa no Google Maps resolve rapidamente o problema.
Sobrado fica num extenso vale banhado pelo rio Ferreira e atravessado pela estrada que liga Valongo - Campo - Lordelo - Paços de Ferreira.
Se usa GPS, tem, na coluna ao lado esquerdo deste blog as coordenadas.

Viajar de carro

Quem for de carro pode utilizar a A4 e sair em Campo. Fica a sensivelmente 3km do local da festa.
Outra forma é utilizar a A41 e sair diretamente em Sobrado.
Num e noutro caso, terá de deixar o carro num dos oito parques gratuitos disponibilizados para o efeito.

Há transporte público?

A estação mais cómoda é a de Valongo. Mas a distância a Sobrado ainda é e uns 5 km. Um táxi resolve a situação.
Há autocarros que servem Sobrado, idos do Porto:
- Gondomarense, na estação de camionagem do Campo 24 de Agosto;
- Pacense, qe parte de uma garagem situada ao cimo da Avenida dos Aliados, do lado esuerdo de quem sobe, mesmo ao lado da Câmara Municipal do Porto.
- VALPI - os autocarros desta empresa fazem serviço de Matosinhos para Sobrado.

Parques de estacionamento

Como ficou dito, de todas as estradas que conduzem ao centro da Vila e ao Passal - local principal das manifestações festivas - há oito parques de estacionamento gratuitos (e obrigatórios, já que os agentes da GNR não autorizarão a passagem das viaturas). Dentro da freguesia e a partir dos seus extrems Norte (Balsa) e Sul (Paço) haverá autocarros camarários que farão em permanência o trajeto para o Passal, passando junto dos parques que se situam ao longo da estrada 209.

Para quem não pode estar o tempo todo, que sugestões damos?

As Danças de Entrada, ao fim da manhã (entre as 12 e as 13h30), são um momento em que dá para apanhar o sabor da festa, ainda que se trate apenas de meros desfiles de apresentação de Bugios e Mourisqueiros. Nessa altura, poe observar também as cenas de crítica e sátira social aepisódios da vida local ou nacional e até internacional.
Se ficar até meio da tarde, pode assistir aos rituais agrícolas da sementeira, feitos em ordem inversa à que é comum. Por volta das 17, pode assistir à Dança do Cego, uma manifestação absolutamente surpreendente, mas que é para quem não se importe de apanhar uns salpicos de lama e passar por algumas surpresas e aventuras.
Quem puder comparecer apenas ao fim da tarde (a partir das 18h), apanhará o clímax da festa, com a Prisão e libertação do Velho da Bugiada, a luta entre castelos, a corrida das embaixadas, a Serpe e, no fim de tudo, a Dança do Santo, junto ao adro da igreja paroquial (ao fundo do Passal).
Boa festa.

1 comentário:

tsiwari disse...

Boa informação. Bem útil e pertinente. Obrigado