terça-feira, junho 17, 2014

Para um dicionário da Festa da Bugiada e Mouriscada (7)

Música (Banda de) - Não haveria Festa da Bugiada e Mouriscada sem a Banda de Música. Ou, pelo menos, não haveria, com as caraterísticas que hoje tem. Mais do que isso: não pode ser qualquer banda. Tem de ser a de S. Martinho de Campo. Corre na vila que, num determinado ano, por qualquer razão, foi convidada a Música de Vilela. Quando começou a tocar para a Dança de Entrada, os Mourisqueiros não arancavam porque não se sentiam identificados com o que ouviam. Foi só quando chegou, chamada de urgência, a Banda de Campo que a Dança pôde começar. Além da Procissão, onde também seguem os Mourisqueiros, a Banda acompanha as Danças de Entrada, a condução das duas formações aos respetivos Castelos, a primeira fase do ataque dos Mourisqueiros, o momento após a Prisão do Velho ("Música da Paixão") e a entrega do ramo.

Orquestra - Também chamada Arroquesta é um termo hoje menos usada para designar o grupo de tocadores de rabecas e violas braguesas ou ramaldeiras que acompanham as danças da Bugiada.

Penachos
Paixão - É a palavra que designa o sentimento dos sobradenses relativamente à festa. Refere-se a um misto de amor, entrega, sofrimento e gozo que advém de participar ativamente na Festa, qualquer que seja o papel que nela se desempenhe, incluindo o de espectador, que é também sempre de comentador. Em boa verdade a palavra não é fácilmente traduzível, mas é sempre a resposta à pergunta: "porque é que participas nesta festa?".

Palanque - Nome que também se dá aos Castelos de Bugios e Mourisqueiros.

Plumas (Foto: M.J.Krom)
Passal - Espaço amplo de cerca de dois hectares, frondosamente arborizado por plátanos, situado entre o adro da igreja paroquial e a estrada principal, no centro da vila. É aqui que decorrem as principais manifestações da Festa da Bugiada e Mouriscada. É também, em certa medida, um espaço simbólico. Por exemplo: até às Danças de Entrada, nenhum Bugio ou Mourisqueiro pode atravessar o Passal. E mesmo os Mourisqueiros, quando vêm do 'Jantar' para a Procissão, são obrigados a aceder à igreja por carreiros antigos da propriedade da paróquia, de modo a evitar a entrada naquele espaço.

Penacho - Adorno do chapéu dos Bugios (com exceção do Velho da Bugiada que usa Barretina). Como o nome indica, é provavel que o penacho fosse outrora feito de penas. Hoje, e desde há muitas décadas, é construído com fitas multicolores de papel, algumas delas onduladas, atadas a um pau leve que, por sua vez é fixado num dos lados do chapéu.

Plumas - Em rigor, pluma significa pena. Na verdade, em Sobrado, as plumas são trabalhos de penas em tufo, que ornam a parte superior das barretinas do Reimoeiro, do Velho da Bugiada e de todos os Mourisqueiros. Ao contrário das berretinas destes, que têm duas plumas, as do Reimoeiro e do Velho têm três. Atendendo ao que se disse sobre o Penacho, não seria de estranhar que todos os Bugios e Mourisqueiros dançassem outrora com a cabeça enfeitada com penas.

Sem comentários: