da companhia teatral portuense Rei Sem Roupa, intitulada "ARRE - Peça para dois burros e dois actores", passará o próximo dia 24 de Junho em Sobrado estudando a Bugiada. A peça em criação, como o subtítulo indica, terá em cena dois actores humanos e dois asininos - tratando-se de uma co-produção com a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (Atenor, Terra de Miranda do Douro).
Na festa de Sobrado, estaremos particularmente atentos às seguintes dimensões: a transformação da ordem instituída de uma comunidade, a crítica social, o uso do grotesco, da licenciosidade, do risco e de personagens aparentadas ao Bufão. O nosso objectivo é inspirar-nos as razões que mantêm estas expressões e encenações tão vivas e necessárias para a comunidade de Sobrado.
Eis uma descrição mais pormenorizada do projecto:
"ARRE: Peça para dois burros e dois actores é uma exploração teatral de pendor cómico que cruza, num espectáculo de rua, três pontos de partida: o Burro de Miranda, uma pesquisa sobre a linguagem teatral do Bufão e um imaginário inspirado na obra “D. Quixote de la Mancha”. A questão da idiossincrasia, como resistência à ordem (social, de poder, cultural, estética e mesmo moral) é o ponto unificador desta tríade."
Pedro Fabião
(Diretor artístico, encenador e ator, com raízes em Sobrado)
Sem comentários:
Enviar um comentário