segunda-feira, junho 03, 2013

O site da Festa da Bugiada e Mouriscada: convite para uma visita


Foi apresentado na Conferência que decorreu em Sobrado, no passado dia 24 e 25 de Maio, o site da candidatura da Festa da Bugiada e Mouriscada a património cultural imaterial. Será este, doravante, o espaço privilegiado de documentação, informação e divulgação da Festa de S. João de Sobrado.

O site, apresentado no referido evento pela Dra Manuela Ribeiro, diretora do Arquivo Municipal e ligada, desde o princípio, ao processo da candidatura da Festa da Bugiada e Mouriscada.
O espaço da Festa na Internet compõe-se de uma zona em que se refere a lenda e se documenta fotograficamente as figuras da festa. Relacionado com este existe um outro espaço ainda em branco que desafia os sobradenses (e não só) a darem testemunho da sua vivência relacionada com a festa. Quem quiser documentar-se sobre as questões relacionadas com a candidatura à lista de património imaerial da UNESCO e sobre o conceito de património imaterial assim como acerca da convenção sobre a matéria, de 2003, encontra um espaço próprio no site, designado 'Candidatura'. Finalmente foi também criada uma zona para informações e recortes de notícias publicadas nos media e uma outra para contactos. Trata-se ainda de um site em construção, mas a ideia é torná-lo um espaço vivo, interessante, que nos faça visitá-lo com frequência.

Sem comentários: