domingo, junho 23, 2013

Quais os momentos mais importantes da festa?

Sobretudo para os visitantes que não puderem estar todo o dia em Sobrado pode surgir a pergunta: se eu só puder estar de manhã ou só de tarde, o que vale a pena ver?

A resposta é simples: de manhã, o que vale a pena ver são as Danças de Entrada, que deverão ter início pouco depois do meio dia, no zona central de Sobrado (perguntar pela capela das Alminhas). Se puder ir um pouco antes, verá os Mouros na procissão, de cabeça descoberta, a pegar aos andores dos santos e, em particular, no de S. João.
Se se dispuser a chegar a Sobrado pelas 9h30, o conselho é que vá diretamente para a Casa do Bugio, que fica fora da povoação, na estrada que liga Sobrado a Alfena (junto à Escola Profissional de Valongo - acesso fácil via A41). Aí têm lugar as danças de mouros e cristãos (ainda que nunca se misturem), assim como o 'jantar' servido a todos os participantes envolvidos nas danças. É ocasião de tomar também contacto com as 'estardalhadas' ou cenas de crítica social.
Se for apenas de tarde, o ponto mais alto é a prisão do velho, no Passal. Ocorre nos castelos aí construídos. Envolve as embaixadas, as disputas dos advogados, os tiros de 'canhão', a prisão e a intervenção libertadora da Serpe. Este clímax da festa ocorre já ao fim da tarde perto das 19h30. Mas antes disso, logo a partir das 15h00, ocorre na zona do Passal a cobrança dos Direitos, o ritual da Sementeira e a Dança do Cego. O trajeto seguido por estas manifestações é o seguinte: Saída de uma casa situada a meio da Rua José Araújo; contorno da rotunda na estrada principal; descida do Largo do Passal pelo lado sul, até junto à igreja paroquial e regresso ao ponto de partida pela rua a meio do Passal, sob os plátanos.
No fim da Prisão do Velho, já ao escurecer, há ainda a Dança do Santo, junto à igreja e a transmissão do testemunho à próxima comissão de festas, no adro.

Sem comentários: