sexta-feira, junho 23, 2006

Mouros e cristãos: quase 300 festas identificadas

No colóquio que decorreu no passado dia 16, em Sobrado, sobre a festa de S. João, voltou a ser suscitada a questão da origem e antiguidade desta tradição. Sobre este assunto, a documentação é de uma exiguidade confrangedora. Por isso, uma das vias para chegarmos a alguma conclusão é conhecermos a génese de outras festas idênticas.
Já quando escrevi o livrinho publicado em 1982, ao ler "Fiestas de Moros y Cristianos y su Problematica", de G.G. Gallent, me apercebi que em Espanha poderia residir uma pista importante para compreender melhor a Bugiada e Mouriscada de Sobrado. Um artigo relativamente recente, de Demetrio E. Brisset Martín, professor da Universidad de Málaga ("Fiestas hispanas de moros y cristianos. Historia y significados", in Gazeta de Antroplogia, nº 17, de 2001) fornece importantes achegas para o estudo que se impõe.
Por aí ficamos a saber que muitas destas festas apresentam uma estrtura narrativa que evoca a conquista ou reconquista (de terras, castelos, etc) aos muçulmanos. Como sabemos, em Sobrado, a evocação centra-se na disputa de uma imagem milagrosa de S. João, o que pode denotar apenas uma variante de um modelo festivo-ritual mais amplo. Escreve Brisset Martin:

"Estos enfrentamientos rituales, impregnados de una ostensible exaltación de la religión católica, son un fogoso y rejuvenecido rescoldo de una de las modalidades de diversión popular más profusamente implantadas en la Península y transportada por los españoles a todas las áreas por las que extendieron su cultura. Y este fenómeno abarca por lo menos ocho siglos."

O mesmo autor atribui aos aragoneses a difusão de "espectáculos baseados no combate fictício entre um grupo mouro e outro cristão". Contudo, acrescenta:

"Fue el rey Felipe II quien los convirtió en emblema de las diversiones que quería para sus súbditos. Y a su muerte, cuando el imperio español todavía parecía gozar del máximo esplendor, se habían convertido en la más popular de las fiestas hispánicas. Durante el Siglo de Oro llegaron a implantarse desde Ceuta hasta Manila, teniendo su réplica en la propia Estambul, invertido aquí el bando victorioso. Y los más preclaros ingenios, muchos de ellos clérigos, compusieron textos de Moros y Cristianos para ser representados en corrales y en procesiones del Corpus".

Encontramos aqui muitas pistas para o estudo da festa de Sobrado. Não podemos esquecer que Filipe II foi o "nosso" Filipe I, da dinastia chamada filipina, quando os espanhois dominaram em Portugal, entre 1580 e 1640. Mas a relação entre a Festa da Bugiada e a do Corpo de Deus parece-me outro filão a explorar.

Sem comentários: