domingo, abril 26, 2009

Obras urgentes no edifício da Casa do Bugio


Ver mapa maior

A segurança do edifício sede da Associação da Casa do Bugio exige obras com alguma urgência, que reforcem a estrutura do edifício.
A informação foi dada na Assembleia Geral recentemente realizada e baseia-se nas conclusões do relatório de uma peritagem encomendada pelos actuais corpos gerentes ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Esse relatório foi elaborado de forma minuciosa desde 2007, tendo obrigado a analisar não apenas a constituição do vigamento da obra, mas também as suas fundações. O documento final com as recomendações é da responsabilidade do Prof. Paulo Meireles, do ISEP, e determina que fica absolutamente vedada a utilização da placa de cobertura do imóvel.
As obras que vai ser necessário realizar estão calculadas em cerca de 50 mil euros mais IVA e implicam criar infraestruturas de reforço ao edifício com estrutura metálica: 12 sapatas para apoio de pilares metálicos que vai ser preciso instalar.
A situação é particularmente preocupante se se pensar que se trata de um edifício que nem sequer está ainda acabado: de facto, o projecto, realizado há mais de uma década, foi executado com manifestas falhas, o que levou a detectar, não há muito tempo, a existência de vigas abauladas. Um caso mais grave foi já objecto de reforço através da colocação de viga metálica.
A Direcção da Associação da Casa do Bugio, que herdou este problema, vai procurar ultrapassar esta dificuldade acrescida através de um plano faseado de obras, que foi discutido e aprovado na já referida Assembleia Geral. Serão reforçadas em primeiro lugar as fundações e, a seguir, os pilares, nos pontos mais críticos que afectam a estrutura da obra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Numa terra que tudo se faz ao contrario o edificio tinha que comprir com a tradiçao .....Vergonha obrigado a ex direcoes da casa de bugio pela obra tanto falam que fizeram agora vejam os resultados.