O desafio que aqui lançámos, em Julho passado, no sentido de os candidatos à gestão das autarquias municipal e de freguesia explicitarem as suas propostas relativamente à Festa de S. João de Sobrado contaram com uma única resposta: a da independente Maria José Azevedo, que nos enviou, pouco tempo depois, um texto de resposta.
Mas isso não significa que as outras candidaturas não se tenham interessado pela principal tradição cultural do concelho de Valongo, tornando públicas as suas ideias programáticas. Tanto quanto nos foi possível apurar, isso aconteceu, até agora, também com a coligação PSD/CDS, liderada por Fernando Melo e pela lista do PS, que tem em Afonso Lobão o primeiro candidato.
Estas três candidaturas solicitaram e realizaram, nas últimas semanas, reuniões com a Direcção da Associação da Casa do Bugio e assumiram compromissos que importa aqui especificar.
Assim, Fernando Melo (PSD/CDS) definiu como compromissos a concretizar, caso seja eleito, os seguintes:
- Resolver o problema da legalização do edifício em que se encontra instalada a Associação da Casa do Bugio, imprescindível para que a Associação possa concorrer a financiamentos;
- Participar nos encargos das obras de recuperação/acabamento do mesmo edifício (não em 2010, ano em que, segundo o actual presidente da Edilidade, os fundos não serão suficientes, mas em 2011); de resto esta promessa de participação nos encargos das obras é também assumido pelo programa da mesma coligação para a Junta de Freguesia de Sobrado;
- Estudar a utilização das instalações da Casa do Bugio para fins comunitários, designadamente para a instalação do Museu Etnográfico (de que a Bugiada e Mouriscada seriam um significativo núcleo), que faz parte das promessas do PSD/CDS para Sobrado;
- Assegurar que todas as iniciativas camarárias relacionadas com a Festa de S. João de Sobrado sejam realizadas em parceria com a Associação da Casa do Bugio (para tal seria assinado um protocolo genérico);
- Passar a apoiar mais a Festa, no que diz respeito a parques de estacionamento, transportes, etc.
Por sua vez, a candidatura do Partido Socialista, liderada por Afonso Lobão, defende, no quadro dos seus "Compromissos com o eleitorado", o projecto de lançar junto da UNESCO, uma candidatura para que as Bugiadas possam vir a ser reconhecidas e incluídas na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Outra linha de actuação terá a ver com a recuperação da Casa do Bugio e a celebração de um protocolo com a respectiva Associação.
Na reunião com a Casa do Bugio, assumiu igualmente o compromisso de, uma vez eleito, trabalhar no sentido da legalização do edifício em que funciona a sede da Associação.
Por fim, a candidatura independente "Coragem de mudar", liderada por Maria José Azevedo, reconhece à tradição sobradense "uma importância cultural e etnográfica que transcende em muito as fronteiras concelhias e até nacionais". No documento elaborado para este blog, intitulado "A Festa de S. João de Sobrado como emblema concelhio", critica a pouca importância que tem sido dada à Festa de Sobrado, apesar de se tratar de "um espectáculo único, com enorme potencial de atrair visitantes ao nosso Concelho, dinamizando a economia local e divulgando uma das nossas mais importantes tradições".
Para a candidatura de Maria José Azevedo, a festa "tem cada vez mais de ser vista como a festa de todo o Concelho" e "merece um plano estratégico de divulgação que aposte na sua projecção regional, nacional e na Galiza". Defende ainda que a Festa de S. João de Sobrado venha a ser abordada e estudada no quadro de projectos a desenvolver no, agora proposto, Centro Municipal de Recursos Educativos.
Outra vertente da acção a empreender, caso venha a ser eleita, é a "divulgação sistemática dos estudos produzidos" sobre as tradições culturais concelhias, entre as quais, naturalmente, a da Bugiada e Mouriscada.
Até este momento, não recebemos informação de qualquer outra candidatura. Daremos nota, caso algo nos chegue, entretanto.
Sem comentários:
Enviar um comentário