segunda-feira, julho 05, 2010

Segurança da Casa do Bugio: a obra ainda por fazer

A Direcção da Associação da Casa do Bugio calcula em pelo menos 35 mil euros o custo das obras que ainda falta fazer, para que se possa considerar o edifício com os requisitos de segurança exigidos pelos estudos de engenharia oportunamente realizados.
Recorde-se que, há uns três anos, foram detectados vários problemas de abaulamento de vigas que levaram a Direcção a solicitar uma peritagem técnica ao edifício, Foram encontradas situações graves de vigas e placas sem os requisitos exigíveis e deficiências no respectivo assentamento.
Algumas medidas de emergência foram tomadas e as obras entretanto feitas, no valor de perto de 30 mil euros, permitiram começar a atenuar os problemas identificados.
As verbas aplicadas neste empreendimento têm sido conseguidas com lucros da festa e outras iniciativas de angariação. O prosseguimento das obras está agora dependente dos resultados financeiros da festa deste ano, que estão presentemente a ser apurados.

2 comentários:

MLoureiro disse...

Admito que não sei ao certo em que ano começaram os trabalhos de construção da Casa do Bugio, que não sei qual foi o procedimento de escolha nem quais foram as empresas que escolhidas para a construção.Admito o meu desconhecimento deste caso em particular e por isso não é minha intenção ferir susceptibilidades de ninguém.
Sei, isso sim, que de certeza a construção tem menos de 20 anos.E permitam-me dizer que é com tristeza que vejo que as construções continuam a ser feitas sem ter por base cálculos matemáticos, técnicos que avalizem a resistência e durabilidade dos materiais, os pilares de sustentação e outros, ao peso de vigas, telhados, e equipamentos previstos para o recheio dos edifícios.Assim, um dia a casa "vai abaixo". Não duvido da Gestão da Associação nem das iniciativas para a resolução destes problemas expostos no Blog. Deixo no entanto aqui expressa a minha expectativa que as responsabilidades, as garantias que a Lei obriga, sejam accionadas, sejam utilizadas e que não aconteça como na grande maioria de obras não privadas/particulares, em que a "culpa" fica sempre solteira.Sempre que puder participarei para as melhorias das condições da Associação e outros equipamentos desse género que fazem falta em Sobrado e que devem ser criados,estimados e valorizados. Desejo um Bom trabalho a todos os envolvidos nestas "andanças".

Anónimo disse...

la vao os 40 mil euros do sr generoso.