segunda-feira, fevereiro 13, 2012

As "Entrajadas" e as máscaras

A Comissão de Festas de S. João de Sobrado, com o apoio da Junta de Freguesia, promove no dia de Carnaval, à noite, um "Concurso de Entrajadas", que se junta, assim, ao ritual da Queima do Velho.
É de enaltecer a recuperação de uma palavra antiga que outrora se usava em Sobrado em duas circunstâncias. A primeira era precisamente no dia de Carnaval (e, não raro, também no Domingo Gordo), em que mascarados percorriam os caminhos e estradas da freguesia, vestidos de forma, digamos, anormal: homens vestidos de mulheres e vice-versa, pessoas com roupas do avesso, outras a imitar gente fina ou, ao contrário, maltrapilhos, etc.
A segunda situação em que se recorria - e continua a recorrer ao termo "entrajadas" é precisamente na Festa de S. João de Sobrado. É também protagonizada por mascarados e refere-se às cenas e representações de crítica social de situações escondidas, de acontecimentos anormais ou de problemas sentidos pela comunidade local.
Poucos dicionários trazem este termo e quando a trazem não é como substantivo mas como verbo. Dar realce à palavra é, assim, uma forma de preservar o património (neste caso linguístico) de Sobrado.
E vem a talho de foice: seria ótimo que se aproveitasse estas ocasiões para ensaiar a construção de máscaras mais originais. Se quisermos que a Bugiada venha a ser classificada como património imaterial vai ser necessário cuidar desse aspeto. A entrajada carateriza-se não apenas pelo vestuário, mas também pela qualidade e originalidade da máscara.

Sem comentários: