quarta-feira, maio 16, 2012

Maratona Fotográfica do Município dedicada à Bugiada

A Divisão de Cultura do Município de Valongo acaba de apresentar a iniciativa “Valongo: terra de tradições – 1ª Maratona Fotográfica”, dedicada, nesta edição inaugural, ao tema da Bugiada. O objetivo é, nomeadamente, "sensibilizar os participantes para as tradições do Concelho" e "contribuir para o aumento do espólio documental concelhio no que toca às suas tradições de base".
Podem participar até 20 interessados, desde que sejam maiores de 16 anos e se inscrevam, no site do Município ou presencialmente na Divisão de Cultura da Câmara, até 14 de Junho.
Segundo as Normas de Funcionamento desta Maratona Fotográfica dia 20 de Junho, à tarde, os participantes deverão levantar a respetiva credencial e, no dia da Festa,24 de Junho, devem de apresentar o comprovativo de inscrição, o documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade) e uma declaração assinada.
Os prémios são constituídos por materiais fotográficos e o júri é composto por "três pessoas de reconhecida idoneidade e competência na área da fotografia, para além de um membro da Comissão de Festas de S. João de Sobrado". A selecção e classificação das fotos terá por base, "designadamente, a qualidade técnica e a criatividade".
Os participantes não deverão vedar zonas ou interditar passagens e devem seguir todas as instruções dadas pelos responsáveis pelas acções da Bugiada assim como pelos organizadores da Maratona.
Ficha de inscrição: AQUI

Comentário:
O comentário que aqui publiquei ontem não podia vir mais a propósito (ver, a propósito, os comentários que estão a ser feitos na página do Facebook sobre a Festa). 
Entendo que esta iniciativa da Divisão de Cultura da Câmara Municipal é positiva. Os prémios não são especialmente convidativos, mas também é verdade que os tempos que correm não permitem grande desafogo económico. Além disso, não será pelo valor dos prémios que os amantes da arte fotográfica irão ou não aderir a esta oportuna iniciativa.
É também de sublinhar algum cuidado, que se observa no Regulamento, quanto às condições em que as fotos vão poder ser feitas. Mas conviria - é uma sugestão - que, a virem a ser definidas regras para a captação de sons, imagens fotográficas e de vídeo, que essas normas sejam distribuídas pelos concorrentes desta Maratona. Isso será facilmente conseguido através da colaboração entre a Casa do Bugio, a Comissão de Festas e os organizadores deste evento. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Entao quer duzer para alem dos paparazi do custuma ainda vamos ter mais 20 dentro da bugiada e miuriscada realmente muito bem e assim que vices querem dignificar a nossa festa ...... Bem hajam